Vamos ver aqui dicas de onde comer em Portofino, para que você, que vem conhecer um dos lugares mais lindos do mundo, possa usufruir também da culinária local, uma atração à parte, em qualquer região dentro do território italiano, país famoso pela melhor gastronomia do mundo, e na região Liguria, não seria diferente.

A Liguria é uma região que prima pelo patrimônio de sua cultura gastronômica, por isso é fechada à influências externas, mantendo a sua clássica sobriedade, simplicidade e elegância, porém com uma cozinha muito saborosa, autêntica, tradicional, ligada ao seu passado e a sua história, como é característica da cozinha italiana, onde cozinhar é uma arte, uma riqueza altamente presente no dia a dia e nas residências dos italianos. Já se acorda pensando no que se vai almoçar e jantar.

Onde comer em Portofino

Restaurante Puny: Existem dois restaurantes que não são apenas restaurantes, mas pedaços da alma de Portofino, o Puny, de Luigi “Puny” Miroli e o La Gritta, de Maurizio Raggio (ex-namorado da condessa Francesca Vacca, da Villa Altachiara, que contei a história no post de todas as dicas para Portofino, aqui no blog. No final desse post deixei o link)

O restaurante mais famoso de Portofino é o Puny! Mas não é questão de ser famoso só porque tem excelência em seus pratos, mas porque faz parte da história e memória gastronômica de Portofino, é uma identidade local, no melhor ponto do vilarejo, defronte o mar, na piazzetta.

Aqui está a pracinha de Portofino na orla, ela é praticamente circundada de restaurantes e lojas. O Puny é esse restaurante com o toldo verde escuro, logo no meio da praça.

O seu proprietário, Puny Miroli (Luigi Miroli), um portofinese “DOC”, muito conhecido, já falecido aos 85 anos em 2017, que recebia inúmeras celebridades em seu restaurante dos VIPs, falava sobre sua avó que já 100 anos atrás cozinhava uma receita típica de Portofino, o peixe al verde com alcaparras, os peixes sempre fresquíssimos, pescados naquela zona, regados na panela com vinho branco, azeite, alho, salsa e alcaparras, até dourar… As suas especialidades estão baseadas na típica cozinha ligure, são os fritos, as anchovas, o nosso pesto com vagem e batata etc.

Grande amigo de seu bilionário cliente Silvio Berlusconi (ex-primeiro ministro, dono da maior emissora de TV italiana, a Rai e proprietário de casa em Portofino), era conhecido por ser muito atencioso e não fazer distinção entre os mais famosos e um cliente comum, recebia a todos com o mesmo sorriso e se chegasse uma celebridade e tivesse que esperar sua vez por uma mesa, seria assim, mas as pessoas compreendiam, as vezes ele brincava com os clientes, criava um clima íntimo. Os frequentadores assíduos se sentiam lá, como na casa de um amigo. Para os mais “chegados” criou a “la ronde“, uma mesa redonda, em local mais íntimo, na entrada do restaurante.

Berlusconi e Puny em noite no seu restaurante. Crédito da foto: Google

Seu proprietário não se preocupava em fazer propaganda, nem ao menos usava tecnologia, a fama do restaurante veio do boca a boca mesmo. Magic Johnson, o mais conhecido jogador americano de basquete, criou o hábito de vir todos os anos ao Puny para festejar seu aniversário, uma vez fechou o Puny para suas bodas de prata. Outros clientes famosos são Denzel Washington (já um amigo e cliente frequente, junto com Magic Johnson), Bill Gates e seu sócio fundador da microsoft Paul Allen, Steven Spielberg, Elton John, Madonna, Beyoncè, Audrey Hepburn, Ava Gardner, Armani, Valentino, Dolce e Gabbana, Omar Sharif, Abramovitc, Renzo Piano (famoso arquiteto genovês no mundo todo) etc.

Bem, costumo ir a Portofino, é área metropolitana da capital Genova, onde vivo e fica perto, mas ainda não apreciei as delícias do Puny, breve irei provar e farei fotos dos pratos para colocar aqui.

Outro dia passei para almoçar, mas estava fechado (fecha nas quintas), estava lá uma senhora idosa, com os cabelos todos brancos, muito gentil e simpática, era a viúva do Puny, do qual me falou com tristeza e nostalgia… Ela me deu de presente o menu do Puny, deixei meu cartão de visita com ela e fiquei de voltar.

Sobre valores devemos saber que iremos pagar no geral apenas o dobro da média italiana, não é absurdamente caro como falam, isso é folclore, os preços são justos. Importante que estamos em um lugar excelente, no ponto mais privilegiado, do local mais exclusivo da Itália e merecemos nos dar esse presente!

Enfim, o Puny não é um restaurante, é um mito em  Portofino!

Trattoria Concordia:

Gostei muito dessa trattoria e da opção de pagar menos que na orla, visto que Portofino é cara

Não é dificil de achar ela, onde tem o estacionamento e a parada do ônibus, só olhar para cima que é na ruazinha que sobe, vejam a placa na primeira foto.

Al Faro di Portofino Lounge Bar/ La Portofinese: O pequeno bar, na ponta do farol de Portofino, na área mais extrema do promontório e que faz parte da sociedade agrícola La Portofinese, idealizadora de um projeto sustentável, que recuperou terrenos abandonados no território de Portofino e produz produtos artesanais como cerveja, mel e vinho, além de outras atividades.

Fotos no verão e no outono… Um aperitivo no verão… Lembrem de viver as paisagens no caminho de ida e de volta ao farol. Observem nas fotos que estão no post de todas as dicas para Portofino aqui no blog, falando sobre isso.
Deixando um coração para esta maravilha e este mar… Decoração sugestiva no bar

É incrível, com uma vista impagável do mar e do horizonte, com as montanhas e Santa Margherita Ligure ao fundo. Já a vista vale sentar no local, é um sonho, bem como o caminho que percorremos até o farol! Tudo o que já provei lá foi de ótima qualidade, bem como o atendimento muito simpático, música e a magia do pôr do sol local.

Um aperitivo no outono

Panificio Canale: Há mais de 100 anos, desde 1911, essa padaria faz com excelência uma das receitas mais famosas da Liguria, a focaccia, a genovesa simples, as versões com cebola, com azeitona ou a deliciosa focaccia col formaggio di Recco, hummm, essa última é de comer rezando! Sem esquecer das pizzas, das nossas tortas de ervas e a farinata, os doces maravilhosos, crostate, tortas, bolos, pães, cannoli, tudo com ingredientes de alta qualidade e produção do dia, como exige a gastronomia italiana e respeitando as receitas tradicionais!

Provando a nossa focaccia genovese mais tradicional

E quem quiser fazer umas comprinhas também, aproveite as massas especiais, o pesto, queijos, salames, azeites, vinhos e alguns produtos em conserva maravilhosos.

O “panificio” hoje e no passado, nas fotos no alto. Abaixo produtos típicos, com destaque para o pesto genovese. Crédito das fotos: site do Panificio Canale

Aliás, deixa contar que com toda a fama internacional de Portofino e tantos e tantos VIPS, que já passaram pelo Panificio Canale, a padaria já foi divulgada pelo New York Times (além dos mais importantes jornais italianos também, claro), coisas de Portofino…

Lá no site do panificio tem as receitas de alguns produtos que eles fabricam, então se desejarem fazer, na parte do menu, no tópico Le ricette di Giorgio, encontram. Aqui o site: www.panificiocanale.it

Não deixem de provar tipos da nossa famosa focaccia. Tudo aqui de primeira qualidade, italiana. Crédito das fotos: site do Panificio Canale

Deixo aqui meu agradecimento a querida Mariangela, proprietaria do Panificio Canale, por como recebe o blog, uma contadora de histórias e das tradições locais e também a Juliana, que é brasileira e trabalha tem tempo lá, recebem muitíssimo bem a gente, a Jú é uma simpatia e sendo brasileira, procurem por ela.

Gelateria Gepi: Não deixe de jeito nenhum de tomar um gelato na Gepi, eu já fui em milhares de gelaterias aqui na Itália e a Gepi realmente se destaca, inclusive gosto mais dela que da famosa Dondoli, de San Gimignano, na Toscana. O gelato da Gepi de Portofino é impressionante!

Seguindo o padrão de alta qualidade da gastronomia italiana, o gelato é 100% natural, sem gordura hidrogenada. A Gepi tem opção de gelato vegano e sem glúten também. Além disso tem milk shakes, iogurtes, saladas, sanduíches, crepes, waffles, cafés e outras bebidas.

Eu amo tudo nessa gelateria, o sabor que me deixou apaixonada foi esse que tem um creminho verde de pistache em cima, muitas vezes não encontro porque pedem muito ele e acaba. Este da foto, abaixo à esquerda e no meio, provem, melhor gelato que já tomei aqui na Itália
  • Restaurante Puny: Piazza Martiri dell”Olivetta 5, Portofino
  • Trattoria Concordia: Via Del Fondaco 5, Portofino
  • Al Faro di Portofino Lounge Bar/ La Portofinese: Via alla Penisola 18, no farol de Portofino
  • Panifico Canale: Via Roma 30, Portofino
  • Gelateria Gepi: Piazzetta della Magnolia 2, Portofino

E se deseja conhecer Portofino como se deve, em detalhes, os seus cantinhos especiais, seus segredos, melhores pontos para fotografias panorâmicas etc… Venha com o único blog da região na língua portuguesa! Entre em contato através do email adrileite10@gmail.com e solicite um orçamento. Temos opção de Portofino incluindo também Camogli, que é uma cidade vizinha e uma das mais interessantes a se conhecer na Liguria.

Um pouco de nossa alegria! Vale a pena viver os passeios na Liguria em companhia do blog Na Liguria e brindar sempre, festejando os momentos maravilhosos que vivemos! Espero você também🤗🍾🥂

Para mais dicas sobre Portofino

Para todas as dicas de Portofino veja esse post aqui: Portofino, a terra dos VIPs! Dicas completas do lugar mais exclusivo da Itália!

Para dicas de onde se hospedar para conhecer Portofino veja esse post aqui: Dicas de onde se hospedar para conhecer Portofino

Reserva de seus hotéis:

O Booking é o site de reservas mais utilizado no mundo inteiro e o mais confiável! Reservando o seu hotel aqui pelo link do Booking no blog, na caixinha abaixo, você não paga nada a mais por isso, pois somos afiliados do Booking, e o blog recebe uma pequena contribuição para a sua manutenção, ajudando assim o nosso trabalho, feito com carinho para os nossos leitores. Obrigada!🤗

 

Reserve seu hotel em Cinque Terre ou em qualquer outro lugar do mundo por aqui:

 



Booking.com

Informações úteis

Quero deixar uma observação para quem vem visitar Portofino nos meses frios, final de outono, inverno etc. Não se preocupe com locais para comer, quando fecham alguns locais, tem sempre outros abertos, a população local vive normalmente quando não é alta temporada. Se encontrar um local fechado, pergunte a alguém na cidade que outro estará aberto e usufrua das delícias da região.

Claro um estabelecimento totalmente aberto, onde se estaria ao ar livre, como o Al Faro di Portofino Lounge Bar/ La Portofinese, utiliza o inverno para as suas férias, mas não toda a estação, faça a trilha que vale a pena em qualquer estação e observe se está aberto.

Na alta temporada, se já escolheu o restaurante, procure ligar e fazer reserva!

Bom passeio, curta a nossa fanpage Na Liguria no Facebook, assim poderá ver sempre nossos posts novos e dicas. Clique aqui e vai lá curtir: Na Liguria

Curta também nossa conta no Instagram @naliguria e acompanhe nossas dicas em fotos, vídeos e nos stories!

Obrigada!😊💙

Autor

Eu sou a Adriana, vivo em “Genova”, capital da região “Liguria”, Norte da Itália e sou comunicóloga por formação✍️📖📚 Graduada em Comunicação Social/Relações Públicas, com especialização em Administração e Marketing. Travel Blogger especializada na Itália.🚄 Acompanhante Turística autorizada, no país. 🇮🇹✨ Deixei a vida dividida entre o Brasil e a Itália e assumi de vez a minha paixão pelo país da bota. Através das minhas viagens e experiências, mostro ao mundo as infinitas riquezas históricas, culturais, arquitetônicas e gastronômicas, da região Ligúria e do país eleito o mais belo do mundo!

2 Comentários

  1. Adri, arrasou no post!! Perfeito como tds os outros!! Nada como ter as dicas de quem mora no local!!

    • Adriana Leite

      Oi amore obrigada, fico feliz que gostou. Sim as dicas locais e o cuidado com os detalhes são muito importantes e quando a gente ama o que faz cuida disso. Bj.

Escreva um comentário