Símbolo do romantismo no mundo todo através da história de Romeo e Giulietta, de Willian Shakespeare, Verona tem mais de dois milênios de história, é Patrimônio mundial da UNESCO e a segunda meta mais importante da região do Veneto. Uma cidade linda, cuja arquitetura e pontos turísticos principais não fogem da fama de cidade mais romântica da Itália e imaginem ela no dia de San Valentino!

A “Piazza delle Erbe” vista da “Torre dei Lamberti”!

Célebre citação para Verona: Se ami qualcuno portalo a Verona, perché Verona è la città dell’amore!

Tradução: Se você ama alguém traga para Verona, porque Verona é a cidade do amor!

Já conhecia Verona, mas curiosa de como seria ela no San Valentino, voltei por mais três dias para conferir essa data festiva lá e passarei as dicas aqui nesse post, cujo objetivo não é escrever sobre Verona especificamente como meta turística, mas como a cidade vive o San Valentino. E quem for festejar com o seu amor essa data na cidade de Romeo e Giulietta claro não pode deixar de visitar os pontos turísticos principais, muitos deles com atividades específicas para essa semana comemorativa.

Verona noturna com uma de suas paisagens mais deslumbrantes, a do “Colle di San Pietro”, ao fundo.

Entre seus pontos turísticos destacam-se a Piazza Bra, Arena de Veronao Museu Lapidario Maffeiano, a Via Mazzini (para quem ama fazer compras), a Casa di Giulietta, Piazza delle Erbe, a Torre del Gardello, a Piazza dei Signori (ou Piazza Dante), a Torre dei Lamberti, a Chiesa di Santa Maria Anticale Arche Scaligere, a Porta Borsari, a Chiesa di San Lorenzo, o Arco dei Gavi, o Castelvecchio com a Ponte Scaligero, a Basilica di San Zeno, a Tomba di Giuliettaa Chiesa di San Fermo, a Porta Leoni, a Chiesa di San Tomaso, o Giardino Giusti, o Teatro Romano, o Funicolare di Castel San Pietro, a Chiesa di Santo Stefanoa Ponte Pietra, Chiesa di Sant’Anastasia, Duomo di Verona e a Biblioteca Capitolare.

Esses seriam pontos turísticos para uns três dias em Verona e as escolhas muito pessoais, marquei em negrito o que acho mais importante para quem tem menos tempo na cidade.

Observação: para um post sobre a cidade de Verona especificamente, leia no Grazie a Te Blog, da minha amiga Denya Pandolfi, esse: 1 DIA EM VERONA

Na primeira foto a “Piazza Bra” com a Arena de Verona ao fundo. Na foto ao lado a “Via Mazzini”. Abaixo a Arena de Verona por dentro. No final a “Torre dei Lamberti”, a “Chiesa di San Tomaso” e “le Arche Scaligere” com a “Chiesa di Santa Maria Antica”.
Uma das vistas mais bonitas em Verona é a do “Castelvecchio” e a “Ponte Scaligero”, com o rio “Adige”.

Observação: a foto da capa desse post fiz lá do alto da Torre dei Lamberti, todos os anos colocam na Piazza dei Signori uma decoração assim, caracterizada com corações.

Duas curiosidades em Verona

1- Ao visitar a Casa di Giulietta não esqueça de pegar o seio direito da estátua de bronze de Giulietta no pátio, dizem que assim terá sorte no amor.

Na primeira foto a entrada da “Casa di Giulietta”, depois o pátio com sua estátua e eu que claro fui pegar no peito dela. Abaixo o balcão de Giulietta e acomodações internas.

2- Você sabia que em Verona existe também a Casa di Romeo? Pois é, pouco se fala nisso no textos sobre turismo na cidade, até porque a casa é de propriedade particular e habitada, desse modo não pode ser visitada, mas existe e podemos ver ao menos por fora. É uma linda construção medieval, acredita-se que a família Montecchi existiu de verdade e viveu nesse bairro, desse modo a casa foi destinada como o símbolo relacionado a Romeo, visto que o que tem de Romeo e Giulietta na cidade são construções cenográficas, de modo a dar vida ao encanto da tragédia de Willian Shakespeare.

A “Casa di Romeo”. Crédito da foto Google.

A Casa di Romeo situa-se na Via Arche Scaligere, 4. Na sua fachada tem essa inscrição: ” Oh! Dov’è  Romeo?… Taci, ho perduto me stesso: io non son qui e non son Romeo, Romeo è altrove” (Atto 1, scena 1).  

Tradução: “Oh! Onde está Romeu?… Fique quieto, eu me perdi, não estou aqui e não sou Romeu, Romeu está em outro lugar” (Ato 1, cena 1).

Inscrição na “Casa di Romeo”. Crédito da foto Google.

San Valentino

O San Valentino na Itália seria equivalente no Brasil ao dia dos namorados, é uma festa que celebra o amor, os amantes, além da afeição entre os amigos, as pessoas que se querem bem, com troca de cartões, bombons e presentes com corações como símbolo, no dia 14 de fevereiro. Ela está relacionada a história desse santo católico.

Pelas ruas de Verona decoração com corações.

San Valentino é o protetor dos amantes e sua história vem da Roma antiga, famosa por suas transgressões. Naquela época, ocorriam rituais pagãos a Luperco, Deus da fertilidade, e isso era contrário aos princípios e ideia de amor do cristianismo. Conta a história que o imperador Claudius II proibiu o casamento durante as guerras, por acreditar que os solteiros combatiam melhor e o bispo Valentim lutou contra isso, continuando a celebrar casamentos. Então no ano de 270 d.C ele recusando também um convite do imperador a tornar-se pagão, foi aprisionado, apedrejado e decapitado.

Algumas histórias ligam San Valentino aos amantes, a mais importante conta que durante a prisão ele se apaixonou pela filha cega de um guarda e que ela teria se curado da cegueira graças as orações dele. Antes da execução ele teria escrito a última carta para ela, assinando “de seu Valentim”, daí vem também a prática da troca de cartões. Outra lenda diz que ele foi o primeiro a celebrar a união entre um pagão e uma jovem cristã e outra que ele reconciliava amantes dando-lhes uma rosa.

Passeando pela cidade encontramos surpresas assim, celebrando o amor.

Em 496, durante o pontificado do Papa Gelasio, a igreja católica escolheu o mártir San Valentino como símbolo de uma festa que viesse a substituir a festa pagana do “Deus Luperco”, ainda em uso entre os dias 13 e 15 de fevereiro. Dessa decisão do papa nasce o dia de San Valentino, 14 de fevereiro, que foi também a data de sua morte.

Existem outras figuras do passado ligadas também ao título de “San Valentino”, mas não tendo nada certo sobre as origens, o mais famoso e que tomou o título é o santo da história relatada aqui.

No Brasil o dia dos namorados é 12 de junho e está ligado a Santo Antônio, mas não por uma história relacionada ao santo, por uma questão comercial, um jogo de marketing do publicitário João Doria para uma cadeia de lojas, em 1948, com o objetivo de aumentar as vendas do comércio, que em junho era fraca. Ele criou essa data, escolhendo o dia 12 por ser véspera de Santo Antônio, famoso como santo casamenteiro. Depois disso a data começou a se solidificar no Brasil, não fosse por isso o país comemoraria o San Valentino como em outros lugares do mundo.

O San Valentino em Verona

Como cidade ligada ao romantismo, Verona não poderia comemorar o San Valentino como qualquer outro local, ela celebra o amor com decorações especiais, luzes, som, cores e muitos corações, o vermelho predomina!

A cidade entra no clima e os muitos negócios locais fazem também a sua parte.

O San Valentino de Verona dura alguns dias e tem toda uma programação que inclui ações pela cidade com o objetivo em comum de divulgar o “amor”, através do projeto Verona in Love. Pelas ruas do centro entra em ação os eventos do “Dolcemente in Love“, com apresentação de artistas, dança, música, livros, artigos temáticos, mercadinhos de produtos típicos, degustações, menu especial para os namorados em alguns restaurantes e claro tantos corações pela cidade toda! Geralmente a programação vai das 10h às 21h.

O palco na “Piazza dei Signori” para shows, apresentações etc…

Lembrando que fevereiro é inverno aqui na Europa, o que considero algo positivo para a festa, o frio ajuda no clima, especialmente quando pensamos no conforto de caminhar sem calor, provar delícias quentinhas e abusar dos vinhos e chocolates!

Verona toda envolvida no clima do amor. Nesse San Valentino que fui, nós visitantes recebemos balões de corações. Aqui se pode também ver um mercadinho de produtos típicos, show na “Piazza dei Signori” com um cantor italiano, apresentação de dança e barraquinha com chocolate quente e morangos, aliás tinha uma parte inteira só para chocolates.

Durante as festividades, a cidade oferece tarifa reduzida nos ingressos de algumas atrações, bem como visitas guiadas temáticas.

Onde comer em Verona

Nas minhas viagens pela Itália dou prioridade a provar os pratos típicos das regiões, pois cada uma aqui tem suas especialidades, é como não deixar de comer uma bela pizza em Napoli, um belo trofie al pesto em Genova etc… 

A base dos pratos típicos de Verona são a polenta e o arroz, as carnes seriam a de cavalo e de burro (sim, aqui na Itália é comum se comer carne de cavalo, é uma carne de sabor forte, diferente). Os peixes são provenientes tradicionalmente do Lago de Garda.

Seguindo a orientação de veroneses com quem falei na cidade, conheci um dos restaurantes mais recomendados de lá, o Torcolino da Barca, cozinha tradicionalíssima e de alta qualidade! Ao final do almoço fui conversar com o proprietário, pessoa gentilíssima e simpática, que faz questão de falar da sua história e de seus famosos restaurantes. Outro restaurante conhecido dele também é o Torcolo, frequentado inclusive por personalidades e artistas famosos da Itália.

O restaurante é um charme!
Aqui uma “tagliata con salsa all’amarone e patate arrosto”, que seria uma carne com um molho a base de vinho amarone e batatas assadas. Um “gnocchi con la pastissada di cavallo”, que seria um nhoque com uma carne de cavalo em molho, onde ela antes é marinada no vinho tinto e verduras. Cestas de pães, “polenta con funghi porcini, soppressa, formaggio monte veronese”, que seria a polenta com o cogumelo mais típico da Itália, salume e queijo típicos da região do “Veneto”. E de sobremesa “torta di pere e cioccolato”, torta de pêra e chocolate!

Para gelato e chocolate tem a tradicional Venchi, presente em várias cidades da Itália. Em Verona são duas, nas badaladas Via Mazzini e Via Cappello (essa junto da Casa di Giulietta).

A famosa Venchi (marca italiana, desde 1878) da “Via Mazzini”.
  • Torcolino da Barca, Corso Castel Vecchio, 5 – Verona. Tel. +39 045. 8011687. Reservas: info@ristorantetorcolo.it
  • Venchi, Via Giuseppe Mazzini, 44 e Via Cappello, 13 – Verona.

Como chegar em Verona

De trem: Modo mais prático de chegar na cidade, a estação principal é Verona Porta Nuova.

De avião: Os aeroportos mais próximos e/ou práticos são o Aeroporto Verona-Villafranca Valerio Catullo, o Aeroporto Marco Polo de Veneza e os aeroportos da região Lombardia (Milano Malpensa, Milano Linate e Bergamo Orio al Serio). Para avião, levando em conta voos internacionais ou domésticos, tarifas e disponibilidades, verifique o aeroporto mais adequado à sua necessidade.

De carro: Pelas autoestradas A4 Brescia-Padova e A22 Modena-Brennero

Onde se hospedar em Verona

Eu me hospedei no Aparthotel Residenza Verona House, que faz parte de uma rede. É esse prédio cor de goiaba, na frente do castelo! A entrada é na sua lateral.

Fotos do Hotel no seu site, as minhas fotos são as dos dois blocos abaixo desse. O prédio é esse cor de goiaba, exatamente na frente do “Castelvecchio”. Ao lado sua entrada lateral, de onde se vê o castelo também, fotos do seu interior e apartamento com acomodações mais luxuosas (sala, quarto, cozinha e banheiro).

Amei a localização na frente do Castelvecchio e próximo de outras atrações do centro histórico, fica a cinco minutos a pé da Arena de Verona. Funcionários educados e atenciosos. Meu apto era dividido em micro sala, cozinha, quarto e banheiro com cromaterapia. Pela localização achei bom custo benefício. Optei por um apartamento simples, mas existem opções luxuosas também, são 23 apartamentos em um prédio do século XVII reformado. Vou deixar a indicação dele com o link, só clicar no nome que se vai diretamente ao Booking, onde se pode fazer a reserva.

Em Verona clique aqui e reserve o Aparthotel Residenza Verona House

Da porta de entrada, olhando à esquerda, vemos o “Castelvecchio” a poucos passos. Já o próprio prédio e janelas principais ficam defronte o castelo.
Cozinha, quarto, banheiro, pequena sala e móvel com TV. Esse foi o apartamento que me hospedei.

Reserva de seus hotéis:

Caso não tenha optado pelo hotel acima e queira pesquisar outro, veja aqui na caixinha abaixo.

O Booking é o site de reservas mais utilizado no mundo inteiro e o mais confiável! Reservando o seu hotel aqui pelo link do Booking no blog, na caixinha abaixo, você não paga nada a mais por isso, pois somos afiliados do Booking, e o blog recebe uma pequena contribuição para a sua manutenção, ajudando assim o nosso trabalho, feito com carinho para os nossos leitores. Obrigada!🤗

Reserve seu hotel em Verona ou em qualquer outra cidade do mundo por aqui:



Booking.com

Informações úteis

A temporada de óperas na Arena de Verona é famosa no mundo todo e abre todos ao anos a partir do mês de junho. Para o seu calendário oficial clique aqui: https://www.arena.it/arena/it

Na estação de trem Verona Porta Nuova, existe o serviço de guarda volumes, já usei na minha primeira viagem a Verona, em outras cidades italianas e recomendo.

  • Para consultar as atividades do San Valentino no Verona in Love: www.veronainlove.it
  • Informações para o Verona Card: www.veronacard.it
  • Ônibus de turismo Citysightseeing Verona, site www.verona.city-sightseeing.it
  • Para um percurso com “Segway” em Verona: site www.segwayverona.com  Piazza Cittadella 11b, Fone: +39 045.594949. E-mail: info@segwayverona.com
  • Rádio Táxi Verona: +39 045. 532666 24h
  • Trenitalia, site www.trenitalia.it
  • Italo Treno, site www.italotreno.it
  • Aeroporto Verona-Villafranca Valerio Catullo: www.aeroportoverona.it
  • Números úteis para casos de emergência: Polícia local +39 045.8078411, 113 e para os carabinieri 112. Bombeiros (Vigili del Fuoco) 115, primeiros socorros e acidentes 118

Bom passeio, curta a nossa fanpage Na Liguria no Facebook, assim poderá ver sempre nossos posts novos e dicas. Clique aqui e vai lá curtir: Na Liguria

Curta também nossa conta no Instagram @naliguria e acompanhe nossas dicas em fotos, vídeos e nos stories!

Obrigada!😊💙

Autor

Eu sou a Adriana, vivo em “Genova”, capital da região “Liguria”, Norte da Itália e sou comunicóloga por formação✍️📖📚 Graduada em Comunicação Social/Relações Públicas, com especialização em Administração e Marketing. Travel Blogger especializada na Itália.🚄 Acompanhante Turística autorizada, no país. 🇮🇹✨ Deixei a vida dividida entre o Brasil e a Itália e assumi de vez a minha paixão pelo país da bota. Através das minhas viagens e experiências, mostro ao mundo as infinitas riquezas históricas, culturais, arquitetônicas e gastronômicas, da região Ligúria e do país eleito o mais belo do mundo!

2 Comentários

    • Adriana Leite

      Oi Denya querida obrigada. Eu também adoro seus posts no Grazie a Te. Bj grande.

Escreva um comentário