Famoso em toda a Europa, o Aquário de Genova é mais que um simples aquário, é um centro científico para estudos, desenvolvimento de projetos, reprodução, preservação, além de mensageiro da história das espécies ali presentes. O Aquário de Genova tem uma missão e vai muito além de um ponto turístico ou de entretenimento. Descubra aqui nesse post o que de fato é esse aquário!

Na primeira foto o aquário à direita e ao fundo a biosfera. O bigo, elevador panorâmico do porto e abaixo, dentro do aquário, o tanque dos golfinhos, na hora da alimentação deles. Obs: Na foto de capa do post, o porto visto de dentro do aquário.

O Aquário de Genova é uma das atrações mais importantes da cidade, de arquitetura moderna, se insere com harmonia na arquitetura antiga, faz parte da característica de Genova como cidade de contrastes, com o moderno e o antigo e tantas diferenças, como quando caminhamos por torres medievais em harmonia com arranha-céus envidraçados.

Genova é cheia de riquezas históricas, culturais e arquitetônicas. O seu ápice foi em 1528, quando a República de Gênova foi protagonista do “Século dos Genoveses” (até 1640). O seu centro histórico é um dos maiores da Europa e são dois mil anos de história, podem imaginar? Certamente a cidade respira e transmite arte, junto a seu multiculturalismo, embora seja “reservada”, tradicional. É uma cidade para ser “descoberta”, não se mostra tão fácil, depois podemos nos deliciar com o seu fascínio. Lembrando que Genova foi uma das poucas cidades na Itália a receber o título de Capital Europeia da Cultura, em 2004. Nunca pense que conheceu tudo nela, pois sempre terá muitas surpresas.

O aquário situa-se no Porto Antigo de Genova, o mais importante da Itália e um dos mais importantes da Europa, o que tornou a cidade um forte polo industrial do Norte do país, além de ser hoje um importante centro de inovação tecnológica!

O porto antigo visto do alto, de dentro do Bigo, o elevador panorâmico do porto!

O Aquário de Genova e suas atrações!

O Aquário de Genova é fruto de um projeto de reestruturação do porto, feito pelo famoso arquiteto genovês Renzo Piano, em 1992, assim como o Bigo e a Biosfera, de modo a agregar valor a essa área tão antiga e rica em história. Esse projeto foi uma celebração aos quinhentos anos da descoberta da América por Cristovão Colombo, cidadão genovês!

A beleza do porto de noite, cheio de luzes, com o prédio onde fica a Eataly, o Edifício Millo.

A parte interna do aquário é projeto do arquiteto alemão Peter Chermayeff, que baseou o seu trabalho em um conceito de exposição onde o visitante se sentisse parte dos ambientes retratados. Quem fizer a visita vai compreender o que estou colocando aqui.

O aquário é dividido em áreas diferentes e é muito grande, separe ao menos duas horas e meia para a visita.

Quem administra o aquário é a Costa Edutainment S.p.A, da família Costa, uma empresa comprometida com um conceito de entretenimento que seja ao mesmo tempo educacional. Ela administra também o bigo, a biosfera, o Galata Museo del Mare, a Città dei Bambini e dei Ragazzi, o Dialogo nel buio e fora de Genova o Acquario di Cattolica (em Cattolica, na Emilia Romagna), o parque temático Oltremare e o parque aquático Aquafan (em Riccione, na Emilia Romagna), a Italia in miniatura (em Rimini, na Emilia Romagna), o Acquario di Livorno (em Livorno, na Toscana) e o Acquario di Cala Gonone (em Dorgali, na Sardegna). Quanta experiência heim!!!

O Porto Antigo de Genova

Genova é notoriamente uma cidade do mar, ao pensar nela nos vem em mente rapidamente o seu porto, basta lembrar que aqui nasceu Cristóvão Colombo, e que muitos genoveses foram recrutados por ele para seus projetos de navegação. Chegar aqui de navio é uma bela ideia para já sentir a sua origem e atmosfera.

O porto antigo de Genova tem uma arquitetura bem moderna, mas como o próprio nome diz, é antigo. Os primeiros navios mercantes começaram a atracar nele vinte e sete séculos atrás, vindos do mediterrâneo oriental, trazendo suas mercadorias para o povo da Europa central. Genova foi no passado a abertura para a civilização entre o Oriente e o Ocidente, o Mediterrâneo e a Europa!

O Porto Antigo de Gênova, frequentado não só pelos turistas, mas pelas famílias locais também.

Na realidade esse porto, que tem o nome de “porto antigo” há apenas algumas décadas, era de fato o porto operante em Genova, mas atualmente a parte operativa do porto está em outro ponto, um pouco mais adiante. O porto antigo se transformou, desde 1992, com a reestruturação de Renzo Piano, em atração turística e centro cultural e recreativo.

O que é de fato o Aquário de Genova e seu papel!

O Aquário de Genova é mais que um aquário, é um centro científico! Foi aberto ao público em 15 de outubro de 1993 e agora recebe cerca de 1,2 milhão de visitantes por ano.  É o maior e mais rico da Europa em termos de biodiversidade aquática. São 27 mil metros, com 70 tanques, 12 mil exemplares, 400 espécies de animais, 200 espécies de vegetais, provenientes de todos os mares do mundo, são golfinhos, tubarões, peixes de todos as formas, pinguins, focas, jacarés, medusas, tartarugas, répteis de várias espécies, plantas etc… e estão em constante renovação.

O aquário é muita cor também, são 70 tanques de todos os tipos. Particularmente adoro o aquário com todos os personagens do filme Nemo, a parte dos pinguins, a sala das medusas e a área de tanques abertos, no pavilhão “biodiversità”, onde ficam as arraias.

Dentro do aquário tem uma outra atração, um jardim tropical (Giardino Tropicale), é muito interessante com pássaros e borboletas soltas que voam ao redor da gente, muito agradável de vivenciar. É um ambiente de floresta centro americana, com foco em plantas tropicais, pássaros, anfíbios e aves. Vi pequenas rãs nas vezes que visitei, lindas, pequeninas e coloridas.

O jardim tropical, que contém uma incubadora de borboletas. Consegui fotografar rãs azuis e uma laranja, são bem pequenas.

O aquário de Genova é um aquário moderno e os aquários modernos tendem a não criar exposições para espécies únicas, representando assim de forma mais harmônica partes de ecossistemas. As temperaturas dos 70 tanques variam de acordo com as espécies, vai de -1 grau até 28 graus.

Um dos aquários mais interessantes, geladíssimo, dos pinguins!

Uma coisa que me impressiona sempre que visito esse aquário é o cuidado com o bem estar dos animais. Durante a visita podemos nos deparar com alguns funcionários nos tanques ou alimentando os animais, mas no geral eles trabalham nos bastidores. São 250 funcionários no aquário, dos quais 40 trabalham diretamente com os animais, são biólogos, veterinários, técnicos, químicos e especialistas em plantas, que se revezam dia e noite para garantir um sistema adequado para a vida dos animais.

Pesquisando sobre todo esse cuidado, descobri que uma função do aquário com toda a sua equipe de profissionais altamente capacitados, é que ele é um mensageiro da história das espécies ali presentes, com o objetivo de mostrar o respeito aos ambientes aquáticos, informando também sobre problemas existentes neles e incentivando a preservação. As espécies que foram escolhidas para esse aquário tem essa função de despertar interesse e emoções positivas no visitante. Tudo isso tem relação direta com a missão do aquário!

Além dos visitantes normais, várias atividades específicas são desenvolvidas para escolas, com visitas de grupos de alunos e seus professores, além de implementação de projetos subaquáticos e náuticos, na costa da Liguria e outras regiões, conscientizando sobre o cuidado com o meio ambiente, pesca responsável etc… Muitos projetos foram já realizados, englobando vários tipos de público, locais e universidades no exterior. Em destaque também projetos com manutenção e reprodução de espécies, além de estudos científicos, como a bioacústica na comunicação entre os golfinhos, por exemplo.

Grupo de estudantes em visita, na parte aberta, pavilhão “biodiversità”!

Resumindo, o papel do Aquário de Genova vai muito além de ser apenas um grande aquário local! Possui também uma fundação, a Fondazione Acquario di Genova ONLUS, junto com a Università degli Studi di Genova e outros institutos especializados, ligada a um Comitê Científico Internacional!

Podemos imaginar também o aquário como um grande “hospital”! Ele recebe animais que precisam de tratamento de emergência, como por exemplo tartarugas, que depois são devolvidas ao seu ambiente natural. Vi um lagarto que perdeu seu dono idoso e foi levado para ser adotado pelo aquário, está super bem, mencionei esse caso para comentar que aprendi no decorrer do tempo a admirar muito o trabalho dele.

O aquário tem dois pisos subterrâneos com laboratórios, clínicas veterinárias, uma sala de controle computadorizada, vários tanques de reserva e tratamento, estruturas para operação dos tanques, as cozinhas, viveiros, plantas, geradores, milhares de bombas e quilômetros de tubulações e instalações para filtragem e desinfecção, que tratam de milhares de litros de água doce e salgada todos os dias. O piso subterrâneo mais profundo tem 10 metros abaixo do nível do mar. Tudo isso faz parte do extremo cuidado que o aquário tem com as espécies que vivem ali.

Vendo a biosfera de dentro do aquário. O pôr do sol no porto geralmente é um espetáculo!

Ao lado do nome científico de cada espécie no aquário, existe um símbolo colorido que indica a sua situação na natureza: verde se não existe ameaça a sua sobrevivência, amarelo se existe ameaça a sua sobrevivência, vermelho quando a ameaça é muito grande e uma indicação diferente quando as informações não são suficientes para poder classificar se existe ameaça ou não. No caso de não ter cor é quando uma espécie não teve o seu nome definido com precisão ou quando são descritos grupos de espécies. Uma observação é que boa parte dos animais nasceu no aquário mesmo.

A alimentação de todos esses bichinhos no aquário não e nada fácil, são 27 toneladas ao ano de comida, cada um tem sua dieta, seu ritmo e pra manter a alta qualidade o trabalho é grande! Eles são acompanhados um por um a cada vez que são alimentados e além de uma super nutrição ainda recebem suplementos como vitaminas e sais minerais, pode? Eu que sempre fui a favor da liberdade quando vejo o cuidado e estrutura nesse aquário me pergunto se não é melhor estar ali do que com os predadores no mar e a poluição que temos hoje com plásticos e resíduos químicos nos rios, mares e oceanos, reflexão controversa! E lembrando que os tanques são limpos constantemente, com cuidado enorme para não causar mal a nenhum animal.

Um tanque enorme é o dos golfinhos, podemos ver da parte superior e na parte interna do aquário. A foto de cima tirei na hora da alimentação deles, é uma festa e os biólogos chamam cada um pelo seu nome.

Sobre a visita: Ao chegar no aquário passamos pela recepção e recebemos um mapa, como um guia, com as informações gerais. O aquário é dividido em vários setores, mas não se preocupe em estipular algum tipo de percurso pelo fato dele ser bem grande, pois é bem sinalizado e o percurso fazemos praticamente em modo automático, porque vamos seguindo todo um caminho, não tem como errar.

Após a recepção entramos em uma sala de projeção, onde assistimos a um pequeno vídeo sobre os oceanos, que dá as boas-vindas aos visitantes, a partir dali iniciamos a visita.

A visita começa por aqui, na sala de projeção um vídeo sobre os oceanos.

O aquário abre todos os dias do ano e aqui estão os orários informados no guia dele:

  • Janeiro, fevereiro, novembro e dezembro: de segunda a sexta das 9h30min às 20h (último ingresso 18h)/ sábado, domingo e feriados das 9h30min às 21h (último ingresso 19h).
  • Março, abril, maio, junho, setembro e outubro: de segunda a sexta das 9h às 20h (último ingresso 18h)/ sábado, domingo e feriados das 8h30min às 21h (último ingresso 19h).
  • Julho e agosto: abertura especial todos os dias, das 8h30min às 22h30min (último ingresso 20h30min)

O aquário desenvolve várias atividades, por fora da visita propriamente, no decorrer do ano e são divulgadas sempre no seu site ou na página do aquário no Facebook, algumas pagas e outras gratuitas. Verifique também os tipos de ingresso, o básico seria o aquário com o bigo e a biosfera e também tem opção incluindo ainda o Galata Museo del Mare e o submarino Nazario Sauro.

O estacionamento do aquário está aberto o ano todo 24h, são 164 lugares (4 para deficientes). Não aceita motos e veículos tipo trailer. Das 7h às 24h custa €2,20 por hora e das 24h às 7h custa €1,10 por hora (lembrem que o símbolo € = euro ok)

O Bigo

O Bigo é um elevador panorâmico no porto que no alto roda a 360 graus, dele podemos admirar Genova do alto, com sua característica de “cidade vertical”, devido a sua geografia montanhosa, como é característica de tantas cidades da Liguria.

Embora não suba muito alto, temos uma vista linda do Bigo. Na foto à direita, acima, vemos a beleza do “Palazzo San Giorgio”.

A Biosfera

A Biosfera é um globo de vidro que abriga uma pequena floresta tropical com mais de 150 espécies de animais e vegetais exóticos. Uma exposição com orquídeas do Leste da Ásia Oriental, das montanhas do Himalaia, da Índia e da China, que usufruímos junto a pássaros soltos no globo, répteis e peixes.

São muitos animais interessantes, vi na biosfera o bicho-pau e também piranhas em um pequeno lago artificial. Bom observar bem, porque muito nos passa despercebido em meio a tantas plantas.

Com uma arquitetura super moderna e com a função que tem, considero a biosfera um projeto bem ousado.

Comprinhas dentro do aquário

Dentro do aquário tem duas lojinhas para compras de lembrancinhas do local, acho uma graça, já comprei pelúcia, camiseta, bolsa, lápis, guia, ímã de geladeira, miniaturas etc… São diversos tipos de produtos.

Uma das lojinhas. A variedade dos produtos é grande e interessante.

Além das compras de lembrancinhas dentro do aquário, se desejar fazer compras pela cidade, veja as dicas aqui nesse post da Piazza De Ferrari, nele tem a indicação de ruas no centro histórico para compras, que do porto se pode ir a pé: A “Piazza De Ferrari”, a principal praça de Gênova

Dicas do que visitar no porto além do aquário e suas atrações

Ao visitar o aquário se pode e se deve aproveitar outras atrações, como o Galeone Neptune, o Galata Museo del Mare, o submarino Nazario Sauro (tem modalidade de ingresso que inclui não só o aquário com o bigo e a biosfera, mas também o Galata Museo del Mare e o submarino Nazario Sauro), o Palazzo San Giorgio, a Città dei Bambini e dei Ragazzi (o primeiro e maior centro de ciências da Itália, para jovens dos 2 aos 14 anos. Situa-se dentro do Magazzini del Cotone) e desejando ir um pouco mais além, se perder nos caruggi de Genova, pegar a Via San Lorenzo até a Piazza De Ferrari, a principal praça da cidade e cheia de pontos turísticos no seu entorno (veja acima nesse post sobre a praça, uma lista de pontos turísticos no centro histórico).

Uma atração que é literalmente “coisa de cinema”! O “Galeone Neptune” é um navio de época que foi construído em 1986 na Tunísia, para ser usado no filme piratas, de Roman Polanski. Não deixem de visitar, é uma viagem no tempo e nas fábulas.

Observação: Antigamente tinha no porto o Museo dell’Antartide, era uma atração incluída em ingresso do aquário, em opção junto com o bigo e biosfera, mas ele foi fechado definitivamente.

Onde comer ao visitar o Aquário de Gênova

A comodidade de comer junto ao aquário em um restaurante do Guia Michelin! O restaurante gourmet da Eataly no porto se chama Il Marin, com peixe como especialidade. Cozinha simples, criativa e saborosa, com o presente de uma vista linda do porto através de seus janelões de vidro. Minha experiência no Il Marin foi muito positiva.

A Eataly fica no terceiro andar do Edifício Millo, logo ao lado do aquário, na frente do Bigo, o elevador panorâmico do porto. O Il Marin abre para almoço, jantar e fecha nas terças-feiras.

Tudo de bom e ainda a vista linda do porto, pelas janelas de vidro da Eataly!

No prédio onde fica a Eataly tem outra opção, além do Il Marin, local mais simples, no térreo. É o Bigo Cafè, já fui algumas vezes e “quebra o galho” bem.

O Bigo Cafè é bar, pizzaria, restaurante e tem uma gelateria também dentro.

Uma experiência gastronômica maravilhosa, a Trattoria dell’Acciughetta. Com um chef bem jovem, é o atual restaurante queridinho premiado da terra de Colombo! Está no respeitado guia gastronômico italiano Gambero Rosso e milhares de jornais de Genova e da Itália. Com predominância de receitas ligadas o mar, simples, delicadas, a palavra italiana certa de associar ao verdadeiro sabor dos pratos desse local pitoresco no centro histórico, seria “prelibatezza”. Excelente cozinha!

Como a trattoria fica em área central portuária, recomendo almoçar em vez de jantar, pela localização, mais tranquilo do que caminhar de noite um turista ali, porque é um ponto mais reservado. Do aquário precisa caminhar um pouco, mas pela qualidade da cozinha, vale a pena!

O restaurante é pequeno então precisa fazer reserva ou difícil conseguir mesa porque é bem concorrido.

“Trattoria dell’Acciughetta”! Aqui o “Portami al Mare”, um “spaghetti al nero di seppia”, com camarão, alho, azeite, pimentão defumado e raspas de casca de laranja, de comer rezando!!! O doce chama “Palemmo Blues”, delicioso, com gotas de chocolate e pistache.

Tem também um restaurante dentro do aquário, o La Nave Blu Gusto a Bordo Edutainment Restaurant, e uma lanchonete, a Nave Blu Tender. Bem, eu recomendaria comer fora do aquário, confiem, em opções de restaurantes com excelência em termos de cozinha, como o Il Marin na Eataly e a Trattoria dell’Acciughetta, que mencionei acima.

Duas fotos na parte externa do restaurante do aquário, com uma vista linda do porto. Abaixo, à direita, ele internamente. Não provei esse restaurante, então irei provar para dar a minha própria opinião. A lanchonete já provei e não vou postar fotos do que comi, porque não vale a pena.
  • Restaurante Il Marin/Eataly: Edifício Millo, 3° andar, porto antigo. Para reserva fone (+39) 010.8698722 e email ilmarin@eataly.it
  • Bigo Cafè: Edifício Millo, térreo, porto antigo.
  • Trattoria dell’Acciughetta: Piazza Sant’Elena, centro histórico, perto do porto antigo. Para reserva fone (+39) 010.8693918
  • La Nave Blu Gusto a Bordo Edutainment Restaurant: dentro do Acquario di Genova.

Onde se hospedar em Genova

Em Genova clique aqui e reserve o Grand Hotel Savoia

O Grand Hotel Savoia é um hotel 5 estrelas luxuoso, mas com um preço ótimo, poucas vezes encontramos um custo benefício assim.
O hotel é histórico, foi no passado o escolhido pelas famílias reais mais influentes da Europa, praticamente uma atração cultural esse hotel. Com sua decoração da “Belle Epoque“, transforma a estadia de seus hóspedes em uma “experiência” a 5 estrelas.

Situa-se ao lado da estação ferroviária Genova Piazza Principe, perto do porto antigo e das atrações do centro histórico.

Grand Hotel Savoia. Crédito fotos: Grand Hotel Savoia

Em Genova clique aqui e reserve o Hotel Bristol Palace

O Hotel Bristol Palace é um 4 estrelas super bem localizado, na movimentada Via XX Settembre, em pleno centro histórico de Genova. É notadamente um hotel refinado e assim como o Grand Hotel Savoia é um hotel que na “Belle Epoque” era palco de grandes festas, hospedava a sociedade europeia e personalidades como Alfred Hitchcock, nome ligado ao Bristol Palace, pois se hospedou muitas vezes lá e dizem que se inspirou nas suas escadarias de mármore para o seu filme “Vertigem/Um corpo que cai”. O hotel é restaurado, mas conserva preciosos objetos e móveis antigos elegantes Art Decor.

O Hotel Bristol Palace é membro dos “Locali Storici d’Italia”, associação cultural patrocinada pelo “Ministero per i Beni e le Attività Culturali”, que tutela os mais antigos e prestigiosos hotéis, restaurantes, confeitarias, cafés etc…

Hotel Bristol Palace. Crédito fotos: Hotel Bristol Palace
Fotos do blog, da escadaria do Hotel Bristol, inspiração para o filme “Vertigem/Um corpo que cai” de Alfred Hitchcock. Crédito da propaganda do filme: Google

Em Genova clique aqui e reserve o Best Western Hotel Metropoli

Hotel bem localizado no centro e com opção de quartos para famílias com crianças

Best Western Hotel Metropoli. Crédito fotos: Best Western Hotel Metropoli

Em Genova clique aqui e reserve o Hotel Fiume

Para um hotel mais econômico em Genova, uma ótima opção é o Hotel Fiume. Bonitinho, organizado, limpo (dormi lá já) e muito bem localizado, no centro também, junto da estação de trem Genova Brignole

Hotel Fiume. Crédito fotos: Hotel Fiume
Hotel Fiume. Crédito fotos: Blog Na Liguria

Reserva de seus hotéis:

Temos aqui no blog estes posts com dicas de hotéis:

Dicas de hotéis em Cinque Terre

Dicas de onde se hospedar para conhecer Portofino

Caso não tenha optado por algum dos hotéis acima e queira pesquisar outro, veja aqui na caixinha abaixo.

O Booking é o site de reservas mais utilizado no mundo inteiro e o mais confiável! Reservando o seu hotel aqui pelo link do Booking no blog, na caixinha abaixo, você não paga nada a mais por isso, pois sou afiliada do Booking, e o blog recebe uma pequena contribuição para a sua manutenção, ajudando assim o meu trabalho, feito com carinho para os meus leitores. Obrigada!🤗

Reserve seu hotel em Genova ou em qualquer outra cidade do mundo por aqui:



Booking.com

Informações úteis

Reserve uma manhã ou uma tarde para passear pelo porto e conhecer as atrações, pois só o aquário toma uma média de duas horas e meia a visita. Se for visitar também o Galata Museo del Mare e o submarino Nazario Sauro, considere mais tempo.

Dentro do aquário tem banheiros com trocador (fraldas), restaurante, lanchonete, guarda-volumes e 2 lojinhas. O aquário conta com estacionamento também.

É proibido dentro do aquário usar flash nas câmeras, colocar as mãos nos vidros, dar comida a qualquer animal (fazer “pic-nic” dentro do aquário também não pode rs…) e fumar.

Parte do porto (na frente da bilheteria do aquário) os trenzinhos de turismo chamados Pippo e Pippeto, fazem um tour de 45 minutos por Genova, são intinerários diferentes, observar as informações no site.

Bom passeio, curta a nossa fanpage Na Liguria no Facebook, assim poderá ver sempre nossos posts novos e dicas. Clique aqui e vai lá curtir: Na Liguria

Curta também nossa conta no Instagram @naliguria e acompanhe nossas dicas em fotos, vídeos e nos stories!

Obrigada!😊💙

Autor

Eu sou a Adriana, vivo em “Genova”, capital da região “Liguria”, Norte da Itália e sou comunicóloga por formação✍️📖📚 Graduada em Comunicação Social/Relações Públicas, com especialização em Administração e Marketing. Travel Blogger especializada na Itália.🚄 Acompanhante Turística autorizada, no país. 🇮🇹✨ Deixei a vida dividida entre o Brasil e a Itália e assumi de vez a minha paixão pelo país da bota. Através das minhas viagens e experiências, mostro ao mundo as infinitas riquezas históricas, culturais, arquitetônicas e gastronômicas, da região Ligúria e do país eleito o mais belo do mundo!

1 Comentário

  1. Pingback: Ligúria: 10 curiosidades sobre a região italiana e seus vinhos - O Londrinense - Sua identidade com o mundo!

Escreva um comentário