Vernazza, a queridinha de Cinque Terre, que já foi a mais rica e desenvolvida das cinco! Orgulho de ser Patrimônio da Humanidade UNESCO. Tem uma orla desenhada com o mar, as rochas, a pracinha principal e sua igrejinha, os restaurantes, o colorido, todo um conjunto que torna esse vilarejo um dos mais agradáveis das cinco terras, e com uma das vistas mais mágicas do alto, a do Castello dei Doria.

Vista do alto do “Castello dei Doria”. A nossa foto de capa do post é do alto do castelo também.

Saindo de Genova para Cinque Terre a primeira terra é Monterosso al Mare, depois vem Vernazza, em seguida Corniglia, Manarola e por último Riomaggiore. Para quem vem da Toscana é o contrário.

Sua origem vem provavelmente da época romana, foi fundada no ano 1000. Seu nome deriva de “Gens Vulnetia”, uma família antiga romana, dona de escravos, que depois de libertados, formaram essa aldeia.

Por questão de segurança, antigamente, em Vernazza, assim como em outras cidades costeiras da Liguria, a população vivia em área recuada, em relação ao mar.

A orla de Vernazza com a “Chiesa di Santa Margherita d’Antiochia”

Existem registros que indicam que Vernazza era um local fortificado já em 1080, sendo a primeira das terras com acampamento de unidade do exército romano (chamava-se Castrum esse tipo de acampamento dos romanos na época), além de ser base marítima da dinastia dos Marchesi Obertenghi, o que indica que provavelmente era ponto de partida e base das forças navais que lutavam contra os piratas sarracenos.

Depois, desde 1276 foi território da República de Gênova, que criou fortificações e utilizou Vernazza para a conquista da extrema riviera oriental. Ainda hoje, se encontra em Vernazza, resquícios dessa época. Outro legado da dominação genovesa foi o porto, construído na época da guerra entre Genova e Pisa.

O deslumbre que são as noites nas terras e Vernazza se destaca pelo seu colorido

Atualmente Vernazza, incluindo suas aldeias, tem cerca de 1200 habitantes. Suas casas, assim como nos outros vilarejos, possuem um estilo tipo genovese, com duas entradas, uma para o mar e outra para os becos, parte interna da cidade, sendo isso um sistema de defesa contra ataques pelo mar, com a diferença que a sua arquitetura, em relação as outras terras, apresenta elementos mais decorativos, com a evidência de que ela já foi no passado a cidadezinha mais desenvolvida, mais rica das cinco terras.

Arquitetura típica e pitoresca, no caminho da subida para o “Castello dei Doria”

É Patrimônio Mundial UNESCO e a única das cinco que tem um pequeno porto natural, simples, na verdade mais um local de desembarque. Em particular é meu cantinho predileto, tem uma das orlas mais badaladas, com sua boa oferta de bares e restaurantes, onde se pode comer e beber defronte o mar, circundado por pitoresca arquitetura, com as casinhas coloridas e rochas que a fazem um desenho vivo.

Jeitinho italiano com as cores locais ligures em Vernazza

Iniciou a primavera, a cidade começa a vibrar de tanta alegria e movimento local.

Vernazza tem uma orla bem característica e cheia de vida, na minha opinião é a mais gostosa durante o dia, já Monterosso velha de noite e Manarola tem a vista mais linda e mágica, para se ver o pôr do sol.

A baía de Vernazza complementa o seu fascínio com a Chiesa di Santa Margherita d’Antiochia, integrada com a beleza do mar cristalino, em harmonia com a exuberância da vegetação local.

As lindas cores douradas do pôr do sol em Vernazza

Passeando por Vernazza, pontos turísticos

Assim desenhando mais fácil vero?

A Chiesa di Santa Margherita d’Antiochia

Santa Margherita foi uma santa muito popular na Era Medieval, porque era a padroeira das mulheres grávidas! Essa igreja de Vernazza situa-se na orla, defronte a bela paisagem marítima, em total harmonia com o mar, as ondas, as rochas, defronte o pequeno porto local. De dentro dela temos um belo panorama do mar também, através de suas janelas.

O olhar pelas janelas…

A Chiesa di Santa Margherita, de Vernazza, assim como aquelas de San Fruttuoso di Camogli e de Portovenere, é exemplo de uma relação da arquitetura religiosa, em união aos elementos naturais. Essa de Vernazza é diferente das outras de Cinque Terre também por isso, pois algumas são em lugares altos e/ou em posição de defesa, contra ataques pelo mar.

A “Chiesa di Santa Margherita d’Antiochia” integrada com a natureza exuberante ao seu redor.

Essa igreja é famosa por sua torre do sino, uma torre octogonal com 40 metros, que também fazia parte do sistema de defesa local. No seu interior telas do século XVII, um baú do século XVIII e um crucifixo de madeira atribuído a Anton Maria Maragliano (um famoso escultor genovês da época).

Fundada em 1318, conserva apenas uma parte de suas formas românicas originais, mas se sente claramente um românico-gótico contemporâneo ligure, muito preservado pelas pessoas locais, que também atuaram junto à Superintendência dos Monumentos da Liguria, que operou nos anos sessenta e setenta em restaurações. Nessa época muito das suas estruturas originais vieram à tona.

O colorido da minha terra predileta Vernazza. Quem assistiu o filme Luca da Disney, ao chegar em Vernazza reconhece fácil as paisagens da pracinha.

Sua arquitetura é poderosa, composta de três naves em estilo românico, com aspecto também medieval, especialmente em suas colunas robustas, construídas com pedra negra “del Mesco“. É uma das mais bonitas igrejas das terras. É composta de duas partes distintas, uma parte a que fica defronte a praça, seria a mais antiga e outra parte apoiada em um grande arco de sustentação, resultado de um alargamento realizado entre os séculos XVI e XVII, que levou a destruição da fachada.

Atualmente se entra na igreja por uma porta que foi aberta na área da sua abside, defronte a praça. Segundo alguns estudiosos, a Chiesa di Santa Margherita d’Antiochia pode ter sido construída sobre uma capela pré-existente.

Simplesmente linda!

Durante escavações em busca do nível original do presbitério, foi encontrada a antiga mesa do altar medieval, intacta. O altar atual é o original.

O Castello dei Doria e a sua Torre Doria

O Castello dei Doria foi construído no alto de rochas, provavelmente no século XI, ele na atualidade é resultado de alterações, em relação à construção original. No passado, servia também como local de observação para defesa de Vernazza. Muitos documentos referem-se ao castelo no século XIII, em 1245 consta como local para os defensores guardarem armas e provisões.

No meio do castelo, que é circundado de fortes muros, encontramos uma torre cilíndrica, erguida sobre um porão quadrangular. Ela teria sido restaurada por volta do ano 900 e provavelmente essa área da torre, é a parte mais antiga da fortificação (século XI). Ainda segundo a história, antigamente existia no castelo uma igreja, dedicada a San Giovanni Battista, mas hoje não existe mais resquícios dela.

Vistas do alto do “Castello dei Doria” e sua torre ao centro.

O Castello dei Doria é um dos pontos com a vista mais linda da cidade, se pode visitar e o ingresso custa €1,50 (euro). Sugiro subir na torre do castelo Doria, para uma vista mais alta e ainda mais livre, coisa de cinema ver as inclinações e cidade encravada, com o porto defronte!

Uma das vistas emocionantes do alto do “Castello dei Doria”

Outras dicas:

Quem tem um pouco mais de tempo em Cinque Terre, pode optar por conhecer também o Santuario di Nostra Signora di Reggio (ou Santuario della Madonna Nera), que faz parte do conjunto de santuários de Cinque Terre. Ele fica em Vernazza e se chega no santuário através de um sentiero (trilha)

O Santuario di Nostra Signora delle Grazie, também faz parte dos santuários de Cinque Terre. Fica na pequena San Bernardino, que faz parte de Vernazza. Se pode chegar por uma longa trilha, ou optar por ônibus até San Bernardino.

E se deseja conhecer Cinque Terre como se deve, em detalhes, os seus cantinhos especiais, seus segredos, melhores pontos para fotografias panorâmicas, produtos locais etc… Venha com o único blog da região na língua portuguesa! Entre em contato através do email adrileite10@gmail.com e solicite um orçamento.

Um pouco de nossa alegria em “Cinque Terre”! Vale a pena viver as terras 100%, em companhia do blog Na Liguria e brindar sempre, festejando os momentos maravilhosos que vivemos! Espero você também🤗🍾🥂

Onde comer em Vernazza

Restaurante Gambero Rosso: logo na Piazza Marconi, a pracinha na orla de Vernazza, onde se localiza também a Chiesa di Santa Margherita d’Antiochia, ou seja, se a pessoa senta em uma mesa no lado de fora, como gosto de fazer, se come com uma vista impagável! Pratos ótimos, atendimento gentil e local muito agradável, quando vou fazer passeio de um dia em Cinque Terre, geralmente almoço lá.

Na primavera e verão muito agradável almoçar na área externa do “Gambero Rosso”, usufruindo da vista do mar ligure.
O “Gambero Rosso” é um dos restaurantes que mais paro para almoçar nas terras. Aqui alguns dos pratos deliciosos que já provei.

Restaurante Taverna del Capitano: também na Piazza Marconi, cozinha à base de peixe (mas já comi carne também lá e excelente). Abre também no inverno, quando alguns restaurantes estão fechados em Cinque Terre. Cheio de pessoas locais, é pequeno e muito intimista, tradicional. Se come muito bem, menu com pratos tradicionais locais, como também a maioria dos restaurantes em Cinque Terre servem, inclusive o Gambero Rosso.

“Taverna del Capitano”, um local pequeno mas agradável, pitoresco e com boa cozinha. Muito bem localizado, na pracinha defronte a orla de Vernazza.
Comemos muito peixe aqui na “Liguria”, mas temos ótimos pratos com carne. Aqui um delicioso, que pedi na “Taverna del Capitano”.

Ananasso Bar: Opção muito prática na orla de Vernazza, um prazer comer em mesas externas defronte o mar e ao lado da Chiesa di Santa Margherita d’Antiochia. Lembrando que não é restaurante, então se pode comer pizza, focaccia, bruschetta etc… que são opções de bar, além de aperitivo e café da manhã. A pizza é ótima, mas diferente da maioria dos lugares, a pizza não é grande, fiquei surpresa com o tamanho médio, porém satisfeita, achei suficiente. Boa comida, atendimento simpático e agradável! Recomendo!

Não escondo de ninguém que Vernazza é minha terra preferida, exatamente por poder usufruir desses bares e restaurantes animados defronte a orla, é a mais agradável nesse sentido. Embora na Praia de Fegina, em Monterosso, na primavera e verão a gente tenha opções variadas também.

La Bottega del Fritto: aqui um local onde provamos aqueles cones com fritos que todo mundo adora, se come muito na Ligura, levando em conta que é uma região muito rica em cozinha com peixes e frutos do mar, além das outras especialidades. O local é fácil de encontrar, descendo da estação de trem, logo avante, ao lado esquerdo, tem as placas do lado de fora indicando. Provei e aprovei!

“La Bottega del Fritto”. Os cones com peixes, frutos do mar, são sempre os melhores!
  • Gambero Rosso: Piazza Marconi 7, Vernazza
  • Taverna del Capitano: Piazza Marconi 21, Vernazza
  • Ananasso Bar: Piazza Marconi, Vernazza
  • La Bottega del Fritto: Via Visconti 28, Vernazza

E se deseja ver opções nas outras terras, veja esse post aqui: Dicas de restaurantes em Cinque Terre

E para finalizar vou deixar a dica de pratos para provar em Vernazza:

O “tegame” é um prato a base de anchovas, com batata, tomates frescos, alho, salsa, alecrim, orégano, azeite e sal. Ele é regado com bastante azeite e vai ao forno alto por 30/40 minutos. O tegame apresenta variações, mas a sua base é essa. Os pescadores comiam também frio, porque levavam ao mar.

Muscoli ripieni” é um prato a base de mexilhões recheados com farelo de pão ralado, ovos, beterraba cozida, parmigiano reggiano (parmesão), pecorino, mortadela, manjerona, azeite e sal. Após grelhados, são cozidos em molho de tomate fresco, com vinho branco, orégano, salsa, alho, cebola e sal.

Um prato de “tegame” do restaurante “Il Pirun”, de Corniglia e o “muscoli ripieni”, do restaurante “Gambero Rosso”, de Vernazza. Uma culinária prestigiada pelos frutos do mar, os peixes frescos, vindos desse mar límpido e azul.

O perfume de Cinque Terre

Uma lembrança especial para levar das terras e sentir a sua atmosfera após voltar para casa são os perfumes da Gocce di Byron!

A Gocce di Byron é uma marca local que vende perfumes e aromatizadores que retratam a atmosfera de Cinque Terre e de Portovenere. As lojas são simples, os perfumes são gostosos, característicos e com bom fixador, versão Eau de Parfum. Quem me deu essa dica foi a Nanci, uma amiga querida do blog que só usa um dos perfumes daqui. Achei interessante e resolvi passar para conhecer, comprar e indicar. Tem loja em Vernazza, Portovenere e revenda em Sarzana.

Em Vernazza, após sair da estação de trem, descendo pela Via Roma, a lojinha fica ao lado direito.

Endereços Gocce di Byron:

  • Via Roma 35, Vernazza
  • Via Capellini 127, Portovenere
  • Via Cattani 24, Sarzana
Na lojinha de Vernazza, aromatizadores e os 5 números de perfumes.

Demais dicas sobre Cinque Terre

Sobre dicas de Cinque Terre, do Parque Nacional das cinco terras, da área marinha protegida, i sentieri (as trilhas), as praias, cada uma das cinco terras, os produtos típicos de Cinque Terre, pratos da culinária local, onde comer, como chegar a Cinque Terre, como se deslocar internamente, o tempo necessário para conhecer o local, melhor período para visitar, hotéis e demais informações úteis sobre Cinque Terre, veja esse post aqui: Cinque Terre como você nunca viu! Dicas completas

Para Monterosso al Mare em detalhes veja esse post aqui: Dicas para Monterosso al Mare, Cinque Terre

Para Corniglia em detalhes veja esse post aqui: Dicas para Corniglia, Cinque Terre

Para Manarola em detalhes veja esse post aqui: Dicas para Manarola, Cinque Terre

Para Riomaggiore em detalhes veja esse post aqui: Dicas para Riomaggiore, Cinque Terre

Onde se hospedar em Cinque Terre

Eu recomendo se hospedar em Monterosso al Mare, é o local mais plano, com as únicas praias de areia, tem mais opções de hospedagem e de noite mais movimento no borgo velho, que é uma delícia. E para quem quiser economizar ou vier de carro, recomendo La Spezia ou Levanto.

Vou deixar indicações de alguns hotéis mais recomendados em Vernazza, La Spezia e Levanto, só clicar no nome que se vai diretamente ao Booking, onde se pode fazer a reserva.

Caso deseje seguir minha dica de se hospedar em Monterosso ou se quiser se hospedar em alguma das outras terras, tem dicas de outros hotéis aqui nesse post, clique e veja: Dicas de hotéis em Cinque Terre.

Em Vernazza:

Em Vernazza clique aqui e reserve o Hotel Gianni Franzi

Hotel Gianni Franzi. Crédito fotos: Hotel Gianni Franzi e Booking

Em La Spezia:

Em La Spezia clique aqui e reserve o Hotel Firenze e Continentale

Hotel Firenze e Continentale. Crédito fotos: Hotel Firenze e Continentale

Em La Spezia clique aqui e reserve o CDH Hotel La Spezia

Em La Spezia clique aqui e reserve o CDH Hotel La Spezia

Em La Spezia clique aqui e reserve o Hotel NH La Spezia

Hotel NH La Spezia. Crédito fotos: Booking

Em Levanto:

Em Levanto clique aqui e reserve o Hotel Carla

Hotel Carla. Crédito fotos: Hotel Carla

Em Levanto clique aqui e reserve o Hotel Garden

Hotel Garden. Crédito fotos: Hotel Garden e Google.

Em Levanto clique aqui e reserve o Hotel Nazionale

Hotel Nazionale. Crédito fotos: Hotel Nazionale

Em Levanto clique aqui e reserve o Hotel Europa

Hotel Europa. Crédito fotos: Hotel Europa e Google.

Reserva de seus hotéis:

Caso não tenha optado por algum dos hotéis acima e queira pesquisar outro, veja aqui na caixinha abaixo.

O Booking é o site de reservas mais utilizado no mundo inteiro e o mais confiável! Reservando o seu hotel aqui pelo link do Booking no blog, na caixinha abaixo, você não paga nada a mais por isso, pois somos afiliados do Booking, e o blog recebe uma pequena contribuição para a sua manutenção, ajudando assim o nosso trabalho, feito com carinho para os nossos leitores. Obrigada!🤗

Reserve seu hotel em Cinque Terre ou em qualquer outro lugar do mundo por aqui:



Booking.com

Bom passeio, curta a nossa fanpage Na Liguria no Facebook, assim poderá ver sempre nossos posts novos e dicas. Clique aqui e vai lá curtir: Na Liguria

Curta também nossa conta no Instagram @naliguria e acompanhe nossas dicas em fotos, vídeos e nos stories!

Obrigada!😊💙

Autor

Eu sou a Adriana, vivo em “Genova”, capital da região “Liguria”, Norte da Itália e sou comunicóloga por formação✍️📖📚 Graduada em Comunicação Social/Relações Públicas, com especialização em Administração e Marketing. Travel Blogger especializada na Itália.🚄 Acompanhante Turística autorizada, no país. 🇮🇹✨ Deixei a vida dividida entre o Brasil e a Itália e assumi de vez a minha paixão pelo país da bota. Através das minhas viagens e experiências, mostro ao mundo as infinitas riquezas históricas, culturais, arquitetônicas e gastronômicas, da região Ligúria e do país eleito o mais belo do mundo!

Escreva um comentário