Manarola, o maior cartão postal de Cinque Terre, imagem que pode tranquilamente representar a beleza da região, com suas casas coloridas sobrepostas sobre as rochas, defronte o mar. Um pôr do sol único que trás um tom pastel de terra dourada às cores da orla e suas casas. Não, Manarola não é normal, aqui podemos nos sentir dentro de um filme, ou dentro de nossos sonhos!

Manarola pode ser classificada tranquilamente como um dos lugares mais lindos do planeta!

Uma fração, Manarola é uma parte de Riomaggiore, de origem mais antiga que ela. Algumas fontes falam de fundação no século XII, por habitantes de Volastra. Já outros falam de uma fundação por parte de colonos romanos, daí o nome do latim “Manium Arula“, ou seja, templo dedicado às mãos! Ainda temos uma outra teoria sobre a origem de seu nome, que viria de um nome em dialeto “Manaarea“, ou Magna Roea (Magna Rota), relacionada a uma roda de um antigo moinho de água, pois na parte baixa de Manarola existe ainda uma estrutura de um moinho de água, restaurado pelos projetos de conservação dos bens do Parque Nacional de Cinque Terre.

A magia da noite em Manarola

O seu período de dominação genovesa começou, segundo pesquisas históricas, em 1276. Assim como nos outros vilarejos de Cinque Terre, aqui podemos observar as casas com duas entradas, uma para o mar e outra que dá para os caruggi (becos) internos. Característica ligada a defesa, saída de emergência para o caso de ataques pelo mar.

Típica geografia com terraços e típica arquitetura das cinco terras

A mais antiga e romântica das terras, eis a mais linda em minha opinião, cuja foto pode representar a região. Ela é formada por casas que se erguem sobre os esporões rochosos, com vista para o mar. Faltam palavras para descrever a paisagem da orla de Manarola, é uma aquarela viva, de casas coloridas que ao chegar o pôr do sol, se destacam em tons pastéis alaranjados e brilham com um dourado refletido no mar.

As casas sobre rochas, é isso, não é favela não. Vemos comentários engraçados na rede não é gente…

O borgo é emoldurado por terraços cultivados com videiras e oliveiras, interessante passear por caminhos antigos, até as hortas, vinhas e olivais, que fazem parte da vocação agrícola local. É imperdível subir na parte rochosa, onde se situa também o restaurante Nessun Dorma, em Punta Bonfiglio, para fazer a clássica foto de um dos lugares mais lindos do planeta! Exatamente a foto de capa desse post.

Na orla de Manarola, “Punta Bonfiglio” e vejam o bar “Nessun Dorma”, lá no alto, onde se vê os toldos brancos e pequenas luzes…

A estação de trem de Manarola fica separada da cidade por uma galeria, tranquilo chegar e percorrer.

Manarola como ela é por dentro e sua galeria, que liga a parte da estação de trem com o vilarejo.

O presépio de Manarola

Desde 1961, na collina delle Tre Croci, Manarola faz um famoso presépio, que é considerado o maior presépio do mundo! Geralmente ele é inaugurado dia 08 de dezembro e fica até o último dia de janeiro ou primeiros dias de fevereiro. Ele é bem famoso aqui na Liguria e muita gente vai ver sua beleza. É formado por mais de trezentas figuras, em ferro retorcido e cada uma no tamanho de uma pessoa mesmo. O presépio é colocado entre as vinhas e iluminado por 17.000 lâmpadas.

Cinque Terre também tem seu turismo no inverno, obviamente não ligado ao mar. São poucos turistas, escurece cedo, não é a estação ideal, algumas coisas não funcionam, os passeios de barco, alguns restaurantes fechados (outros funcionam normalmente, não é um drama). A vantagem são os preços melhores e a grande tranquilidade com poucos turistas. Ideal vir na primavera ou verão, mas de todo modo quem não tiver nenhuma outra opção e só puder vir no inverno, venha, nos dias de sol a beleza igual. E estando pela Liguria no inverno, tentem ver o presépio de Manarola.

O presépio de Manarola. Crédito da foto: Google site Eco della Lunigiana

Passeando por Manarola

Assim desenhando mais fácil vero?

A Chiesa di San Lorenzo

San Lorenzo é o patrono (padroeiro) de Manarola, seu dia de celebração é 10 de agosto. A Chiesa di San Lorenzo (também chamada de Chiesa Parrocchiale della Natività di Maria Vergine) foi construída entre 1338 e 1375, pela população de Manarola e Volastra (Volastra é outra fração, outro local que faz parte de Riomaggiore, assim como é Manarola), com característica que predominava ali, naquela época, o estilo arquitetônico românico genovês dos séculos XII e XIII, associado ao estilo gótico. O sino da torre, do século XIV, era usado como sistema de defesa de invasões.

A “Chiesa di San Lorenzo”, na frente dela uma antiga torre de avistamento que foi convertida em “campanile” da igreja, ou seja, local onde tem o seu sino. Abaixo a rua que subimos até a igreja, assim que saímos do túnel, já chegamos nessa rua.

No seu interior vemos presente o estilo barroco, mas uma restauração no século XX, restituiu em parte sua forma gótica original. Como nas outras igrejas de Cinque Terre, ela tem 3 naves, e a central é o dobro das laterais. Dentro estão presentes dois painéis do “Maestro delle 5 Terre”, um pintor ligure desconhecido, ninguém sabe seu nome e quem era, existem apenas as obras em Riomaggiore e Manarola, assinadas desse modo, no século XVI.

No altar principal Nossa Senhora com  o menino Jesus e os santos Lorenzo e Caterina d’Alessandria. No lado esquerdo da igreja o tríptico com San Lorenzo, entre S. Antonio Abade e San. Bernardo, que foi transferido do Santuario di Nostra Signora della Salute di Volastra.

O interior da “Chiesa di San Lorenzo”.

Em 1375 foi criado o rosone (roseta) da fachada, com 12 colunas, atribuído a Matteo e Pietro da Campiglio, os mesmos artistas que fizeram o rosone da igreja de Corniglia.

Para chegar a essa igreja, ao descer do trem, siga o túnel para chegar em Manarola e ao final dele pegue à direita subindo uma ladeira, continue subindo, contornando à direita no alto, e logo se chega na igreja. Ao lado da igreja encontramos o Oratorio dei Disciplinati della santissima Annunziata o degli Azzuri, construído no século XIV.

Caso deseje visitar a igreja, após ela, descerá por aqui até a orla.

Após a visita da igreja, desça, passe direto onde ver o túnel, continuando sem entrar nele e logo caminhando pelo vilarejo vai chegar na orla, você estará no cartão postal de nossa foto de capa do post! Suba em Punta Bonfiglio para ter essa exata visão abaixo.

Observem o efeito do pôr do sol sobre Manarola, é incrível como em pouco tempo mudam completamente as cores das casas na orla. Essas fotos foram tiradas no mesmo celular, no mesmo dia, dentro da mesma hora, com o cair do sol…

Outra dica:

Quem tem um pouco mais de tempo em Cinque Terre, pode optar por conhecer também o Santuario di Nostra Signora della Salute, que faz parte do conjunto de santuários das cinco terras. Ele fica em Volastra, que faz parte de Riomaggiore (assim como faz parte Manarola também) e também do Parco Nazionale delle Cinque Terre. Se chega no santuário através de um sentiero (trilha).

Visite também o “Groppo”, pequeno local, com um grupo de casas, acima de Manarola. Famoso pela presença de vinícolas, lá pode provar os famosos vinhos, Cinque Terre DOC e Sciacchetrà DOC. No Groppo se chega de ônibus ou subindo por uma das trilhas de Cinque Terre.

Manarola, vista por Corniglia

E se deseja conhecer Cinque Terre como se deve, em detalhes, os seus cantinhos especiais, seus segredos, melhores pontos para fotografias panorâmicas, produtos locais etc… Venha com o único blog da região na língua portuguesa! Entre em contato através do email adrileite10@gmail.com e solicite um orçamento.

Um pouco de nossa alegria em “Cinque Terre”! Vale a pena viver as terras 100%, em companhia do blog Na Liguria e brindar sempre, festejando os momentos maravilhosos que vivemos! Espero você também🤗🍾🥂

Onde comer em Manarola

Nessun Dorma: É um bar com uma das vistas mais mágicas do mundo e com tudo de excelente qualidade, como deve ser na Itália! Ótimo para fazer um aperitivo com um belo vinho de Cinque Terre ou um aperol spritz, drink mais querido da terra da bota. Lembrando que não é um restaurante tradicional onde se vai encontrar massas etc… É um lugar maravilhoso para degustar especialidades italianas, bons vinhos e drinks! Ele fica em Punta Bonfiglio, muito fácil de chegar, vá para a orla e siga à direita no caminho das rochas, onde todas as pessoas param para fazer a foto, como essa de capa aqui. Seguindo em frente, subindo, vai ter a placa com indicação da entrada dele.

O “Nessun Dorma” é daqueles lugares com vista deslumbrante, cozinha de primeira qualidade e bom atendimento!
O “Nessun Dorma” é um dos locais que mais frequento em “Cinque Terre”. Minha dica é ir final da tarde e pegar o pôr do sol! Veja todas as dicas sobre ele, em seu post aqui no blog.

Quando for ao Nessun Dorma não deixe de subir em uma parte que tem acima dele (onde se encontra também o banheiro de lá…). Lá no alto poderá ver essa estátua de bronze, La donna dell’uva, de Antonio Pujía, um escultor ítalo-argentino.

“La donna dell’uva”

E para mais informações sobre o Nessun Dorma, veja esse post sobre ele no blog: Nessun Dorma, o bar da vista panorâmica mais linda de Cinque Terre!

Marina Piccola é uma marca que agrega um hotel na orla de Manarola e também o restaurante. Possui área interna e externa, muito agradável com pratos da cozinha tradicional ligure, especialmente pratos a base de peixes frescos, além de outros no menu, que unem o sabor do mar com receitas tradicionais italianas. Oferece também uma vasta carta de vinhos, incluindo claro os locais, de Cinque Terre.

O restaurante “Marina Piccola” na orla de Manarola
Um vinho de “Cinque Terre” não pode faltar! Aqui um “tagliolini neri con gamberi e peperoni”, que seria a “pasta” ao “nero di seppia” com camarão e pimentão. Um “spaghetti con cozze vongole e pecorino”, que seria espaguete com mexilhões, vôngole e o queijo pecorino. Um prato de frituras mistas de peixe e frutos do mar e para fechar o “limoncino” da região.
Tenho estado cada vez mais satisfeita com o que tenho provado no “Marina Piccola”!

Il Porticciolo: Anotem esse restaurante também, é bom, bem localizado, no meio da rua principal, que é o “burburinho” local e que é caminho até a orla e não é caro. Também sempre bem recomendado nas mídias locais. Cozinha a base de peixe e pratos típicos.

Restaurante “Il Porticciolo”. Ahhh mas se come bem!!!
Delícias do “Il Porticciolo”. Recomendo fortemente de provarem a sobremesa com o vinho mais refinado das terras e uma das coisas mais incríveis a se provar na vida que é o “sciacchetrà”, aqui ele vem acompanhado de biscoitos, para degustarmos molhando nele. Essa sobremesa é uma experiência gastronômica única!
  • Nessun Dorma: Punta Bonfiglio, Manarola
  • Marina Piccola: Via Lo Scalo 16, Manarola
  • Il Porticciolo: Via Renato Birolli 92, Manarola

E se deseja ver opções nas outras terras, veja esse post aqui: Dicas de restaurantes em Cinque Terre

Demais dicas sobre Cinque Terre

Sobre dicas de Cinque Terre, do Parque Nacional das cinco terras, da área marinha protegida, i sentieri (as trilhas), as praias, cada uma das cinco terras, os produtos típicos de Cinque Terre, pratos da culinária local, onde comer, como chegar a Cinque Terre, como se deslocar internamente, o tempo necessário para conhecer o local, melhor período para visitar, hotéis e demais informações úteis sobre Cinque Terre, veja esse post aqui: Cinque Terre como você nunca viu! Dicas completas

Para Monterosso al Mare em detalhes veja esse post aqui: Dicas para Monterosso al Mare, Cinque Terre

Para Vernazza em detalhes veja esse post aqui: Dicas para Vernazza, Cinque Terre

Para Corniglia em detalhes veja esse post aqui: Dicas para Corniglia, Cinque Terre

Para Riomaggiore em detalhes veja esse post aqui: Dicas para Riomaggiore, Cinque Terre

Onde se hospedar em Cinque Terre

Eu recomendo se hospedar em Monterosso al Mare, é o local mais plano, com as únicas praias de areia, tem mais opções de hospedagem e de noite mais movimento no borgo velho, que é uma delícia. E para quem quiser economizar ou vier de carro, recomendo La Spezia ou Levanto.

Vou deixar indicações de alguns hotéis mais recomendados em Manarola, La Spezia e Levanto, só clicar no nome que se vai diretamente ao Booking, onde se pode fazer a reserva.

Caso deseje seguir minha dica de se hospedar em Monterosso ou se quiser se hospedar em alguma das outras terras, tem dicas de outros hotéis aqui nesse post, clique e veja: Dicas de hotéis em Cinque Terre.

Em Manarola:

Em Manarola clique aqui e reserve o La Torretta Lodge

La Torretta Lodge. Crédito fotos: La Torretta Lodge

Em Manarola clique aqui e reserve o Hotel Marina Piccola

Hotel Marina Piccola. Crédito fotos: Hotel Marina Piccola

Em Manarola clique aqui e reserve o Hotel Ca’ D’Andrean

Hotel Ca’ D’Andrean. Crédito fotos: Booking Em La Spezia:

Em La Spezia:

Em La Spezia clique aqui e reserve o Hotel Firenze e Continentale

Hotel Firenze e Continentale. Crédito fotos: Hotel Firenze e Continentale

Em La Spezia clique aqui e reserve o CDH Hotel La Spezia

Em La Spezia clique aqui e reserve o CDH Hotel La Spezia

Em La Spezia clique aqui e reserve o Hotel NH La Spezia

Hotel NH La Spezia. Crédito fotos: Booking

Em Levanto:

Em Levanto clique aqui e reserve o Hotel Carla

Hotel Carla. Crédito fotos: Hotel Carla

Em Levanto clique aqui e reserve o Hotel Garden

Hotel Garden. Crédito fotos: Hotel Garden e Google.

Em Levanto clique aqui e reserve o Hotel Nazionale

Hotel Nazionale. Crédito fotos: Hotel Nazionale

Em Levanto clique aqui e reserve o Hotel Europa

Hotel Europa. Crédito fotos: Hotel Europa e Google.

Reserva de seus hotéis:

Caso não tenha optado por algum dos hotéis acima e queira pesquisar outro, veja aqui na caixinha abaixo.

O Booking é o site de reservas mais utilizado no mundo inteiro e o mais confiável! Reservando o seu hotel aqui pelo link do Booking no blog, na caixinha abaixo, você não paga nada a mais por isso, pois somos afiliados do Booking, e o blog recebe uma pequena contribuição para a sua manutenção, ajudando assim o nosso trabalho, feito com carinho para os nossos leitores. Obrigada!🤗

Reserve seu hotel em Cinque Terre ou em qualquer outro lugar do mundo por aqui:



Booking.com

Bom passeio, curta a nossa fanpage Na Liguria no Facebook, assim poderá ver sempre nossos posts novos e dicas. Clique aqui e vai lá curtir: Na Liguria

Curta também nossa conta no Instagram @naliguria e acompanhe nossas dicas em fotos, vídeos e nos stories!

Obrigada!😊💙

Autor

Eu sou a Adriana, vivo em “Genova”, capital da região “Liguria”, Norte da Itália e sou comunicóloga por formação✍️📖📚 Graduada em Comunicação Social/Relações Públicas, com especialização em Administração e Marketing. Travel Blogger especializada na Itália.🚄 Acompanhante Turística autorizada, no país. 🇮🇹✨ Deixei a vida dividida entre o Brasil e a Itália e assumi de vez a minha paixão pelo país da bota. Através das minhas viagens e experiências, mostro ao mundo as infinitas riquezas históricas, culturais, arquitetônicas e gastronômicas, da região Ligúria e do país eleito o mais belo do mundo!

Escreva um comentário