Corniglia, a menor das cinco terras, aquela que situa-se no alto de um promontório, pitoresca, intimista, com características rurais mais acentuadas. Sua famosa “lardarina”, com 382 degraus, é uma escadaria utilizada como acesso a cidade, bem como o micro ônibus local. Se perca nesse lugar aparentemente isolado, mas aberto aos turistas do mundo todo, que vêm em busca das belezas de Cinque Terre, Patrimônio da Humanidade UNESCO!

Na primeira foto a vista de Corniglia ao se chegar na cidade com o micro ônibus, nas duas maiores a “Via Fieschi” e na última paisagem vista da lardarina.

Corniglia faz parte de Vernazza, é pequenininha, a menor de Cinque Terre. A sua origem é da época romana, daí vem seu nome, deriva de “Gens Cornelia”, família romana, dona do lugar na época e que fabricava um ótimo vinho branco. Sua origem está muito ligada ao cultivo de videiras. Em escavações em Pompei (Pompeia) foram encontradas ânforas (vasos antigos de origem egípcia em forma ovóide, com duas alças) de vinho com a marca “Cornelia”.

Corniglia se torna ainda mais pitoresca ao anoitecer

Corniglia possui menos de 300 habitantes, é a única que situa-se no alto de um promontório, a 100 metros de altitude. É diferente das outras também, porque tem características mais rurais, com lindas vinhas em estilo de “terraços”. Abriga importantes monumentos medievais, em especial religiosos. Aproveite as trilhas para outras cidades, passando por santuários e oratórios no interior. É um vilarejo particularmente interessante para os praticantes de trekking.

O cantinho mais fotografado da “Via Fieschi”

Para chegar até ela temos de subir  a “lardarina”, uma longa escadaria de tijolos, são 382 degraus em 33 rampas, ou utilizar seu ônibus (para quem tiver o Cinque Terre card, ele dá direito, senão tem de pagar €1,50), por isso é a menos visitada das terras, especialmente por parte de quem vai conhecer Cinque Terre de barco, pois eles não podem parar em Corniglia, se ela não tem acesso pelo mar, então tem que se pegar um trem para ela e depois subir.

A lardarina

Eu já subi pelas escadas e acho bem puxado. Quem faz bate e volta, por exemplo, para não perder o tempo já apertado, pode subir de ônibus e descer pelas escadas, assim se pode ter a vista pela escadaria no retorno, que é ainda melhor. Então, otimize desse modo o seu tempo e não se desgaste tanto, porque tem muito o que caminhar entre as cinco.

Em Corniglia quem quiser subir de ônibus, é só no “binario”/plataforma 1, subir à direita, no local indicado com uma seta na foto. Lá passa o micro ônibus. O Cinque Terre card dá direito, sem o card custa €1,50 (euro). Quem quiser subir pelas escadas só no mesmo local que pega o ônibus, seguir em frente!

Detalhe, Corniglia tem uma praia para nudistas, se chama Guvano, mas não é de fácil acesso, teria que chegar através de uma trilha com uma dificuldade de descida grande, a recomendação é de não se arriscar nessa trilha. Até 2016 se utilizava também um túnel partindo da estação de Corniglia, mas desde 2011 esse túnel estava sem luz, quem utilizava tinha que levar uma tocha forte ou iluminar o caminho de outro modo imaginem rs… Agora ele está fechado. Ou seja, melhor não incluir Guvano no roteiro em Corniglia!

Passeando por Corniglia, pontos turísticos

Após a visita da Chiesa di San Pietro vá passear pela Via Fieschi, a rua central de Corniglia.

Assim desenhando mais fácil vero?

A Chiesa di San Pietro

A Chiesa di San Pietro foi construída sobre as ruínas de uma capela de antes do ano 1000 (perto de iniciar o século XI). A construção foi em duas fases, entre o final do século XII e a primeira metade do século XIII. Está datada sua construção entre 1334 e 1351, mas está documentada já a sua existência em 1267, talvez porque suas datas principais estejam relacionadas a reformas importantes.

Paisagem do terraço da Chiesa di San Pietro

As características arquitetônicas refletem a cultura da família “Fieschi” e a dos genoveses, o estilo é uma mistura do gótico ligure com o barroco. Ao lado há um baixo-relevo representando um cervo, emblema de Corniglia. Sua fachada foi construída em pedra forte local e está ornamentada por um quadro em “denti di sega” ( um estilo na arquitetura românica que imita os dentes de uma serra), sustentada por arcos. Em destaque também um importante rosone em mármore branco de Carrara, de 1351, de Matteo e Pietro da Campiglio. A pia batismal é do século XII.

A “Chiesa di San Pietro” e a vista que se vê da sua porta.

Oratorio dei Disciplinati di Santa Caterina e o monumento ai caduti

O Oratorio dei Disciplinati di Santa Caterina (chamado também de Oratorio della presentazione di Maria, ou ainda de Cappella dei Flagellanti di Santa Caterina), é datado do século XVIII. Se localiza no centro de Corniglia, acima da praça principal, na Piazza Largo Taragio, lá se encontra também o monumento ai caduti. Atrás dela há um terraço com uma vista deslumbrante da costa em Cinque Terre.

O “monumento ai caduti”, na “Piazza Largo Taragio”.
Terraço atrás do oratório com toda sua bela paisagem e Manarola vista ao fundo. Para chegar nele suba aquela escada ao lado direito, que você vê na segunda foto pequena, com uma cruz ao lado.

A população local é muito ligada a essa pequena capela, mas até 1885 veneravam a Madonna em outra pequena igrejinha, dedicada a Santa Maria Assunta (chamada também Santa Maria dell’Arpaia), mas essa igrejinha foi derrubada por um forte terremoto, com parte dela caindo do alto do promontório, no mar.

O “Oratorio dei Disciplinati di Santa Caterina” e a “Piazza Largo Taragio”.

Outra dica

Quem tem um pouco mais de tempo em Cinque Terre, pode optar por conhecer também o Santuario di Nostra Signora delle Grazie, que faz parte do conjunto de santuários de Cinque Terre. Fica na pequena San Bernardino, que faz parte de Vernazza, assim como Corniglia. Se pode chegar por uma longa trilha, ou optar por ônibus até San Bernardino.

E se deseja conhecer Cinque Terre como se deve, em detalhes, os seus cantinhos especiais, seus segredos, melhores pontos para fotografias panorâmicas, produtos locais etc… Venha com o único blog da região na língua portuguesa! Entre em contato através do email adrileite10@gmail.com e solicite um orçamento.

Um pouco de nossa alegria em “Cinque Terre”! Vale a pena viver as terras 100%, em companhia do blog Na Liguria e brindar sempre, festejando os momentos maravilhosos que vivemos! Espero você também🤗🍾🥂

Onde comer em Corniglia

Restaurante Enoteca Il Pirun: a indicação desse restaurante recebi da proprietária da gelateria que adoro em Corniglia, tinha já feito uma pesquisa para selecionar um e tem outro mais conhecido, exatamente ao lado desse, mas li sobre reclamações de diversos clientes, sobre o dono ser descortês, desse ponto desisti, porque ser bem tratado é fundamental e o Sr. Mario do Il Pirun é muito simpático. Vale ressaltar que o local é muito pitoresco, na rua principal de Corniglia e se come muito bem!

Restaurante “Il Pirun”, na “Via Fieschi”. Sobre os pratos acima “paccheri con scampi e zucchine” e abaixo um prato com “tegame”.

Gelateria Corniglia: Temos outras gelaterias bacanas em Cinque Terre, mas essa tem o diferencial da simpatia de sua proprietária, que com todo mérito consegue fidelizar os seus clientes. Variedade de sabores e excelente gelato artesanal italiano. Ao chegar em Corniglia, logo na rua de entrada da cidade, a Via Fieschi, ao lado esquerdo, você encontra a Gelateria Corniglia.

O difícil é escolher o sabor, mas desde que provei o de “basilico e limone” (manjericão e limão) aqui da “Gelateria Corniglia”, virou caso de amor… Gente que coisa refrescante e deliciosa!
  • Il Pirun: Via Fieschi 115, Corniglia
  • Gelateria Corniglia: Via Fieschi 43, Corniglia

E se deseja ver opções nas outras terras, veja esse post aqui: Dicas de restaurantes em Cinque Terre

Demais dicas sobre Cinque Terre

Sobre dicas de Cinque Terre, do Parque Nacional das cinco terras, da área marinha protegida, i sentieri (as trilhas), as praias, cada uma das cinco terras, os produtos típicos de Cinque Terre, pratos da culinária local, onde comer, como chegar a Cinque Terre, como se deslocar internamente, o tempo necessário para conhecer o local, melhor período para visitar, hotéis e demais informações úteis sobre Cinque Terre, veja esse post aqui: Cinque Terre como você nunca viu! Dicas completas

Para Monterosso al Mare em detalhes veja esse post aqui: Dicas para Monterosso al Mare, Cinque Terre

Para Vernazza em detalhes veja esse post aqui: Dicas para Vernazza, Cinque Terre

Para Manarola em detalhes veja esse post aqui: Dicas para Manarola, Cinque Terre

Para Riomaggiore em detalhes veja esse post aqui: Dicas para Riomaggiore, Cinque Terre

Onde se hospedar em Cinque Terre

Eu recomendo se hospedar em Monterosso al Mare, é o local mais plano, com as únicas praias de areia, tem mais opções de hospedagem e de noite mais movimento no borgo velho, que é uma delícia. E para quem quiser economizar ou vier de carro, recomendo La Spezia ou Levanto.

Vou deixar indicações de alguns hotéis mais recomendados em Corniglia, La Spezia e Levanto, só clicar no nome que se vai diretamente ao Booking, onde se pode fazer a reserva.

Caso deseje seguir minha dica de se hospedar em Monterosso ou se quiser se hospedar em alguma das outras terras, tem dicas de outros hotéis aqui nesse post, clique e veja: Dicas de hotéis em Cinque Terre.

Em Corniglia: 

Em Corniglia clique aqui e reserve o Villa La Corte del Gallo

Villa La Corte del Gallo. Crédito das fotos: Booking

Em La Spezia:

Em La Spezia clique aqui e reserve o Hotel Firenze e Continentale

Hotel Firenze e Continentale. Crédito fotos: Hotel Firenze e Continentale

Em La Spezia clique aqui e reserve o CDH Hotel La Spezia

Em La Spezia clique aqui e reserve o CDH Hotel La Spezia

Em La Spezia clique aqui e reserve o Hotel NH La Spezia

Hotel NH La Spezia. Crédito fotos: Booking

Em Levanto:

Em Levanto clique aqui e reserve o Hotel Carla

Hotel Carla. Crédito fotos: Hotel Carla

Em Levanto clique aqui e reserve o Hotel Garden

Hotel Garden. Crédito fotos: Hotel Garden e Google.

Em Levanto clique aqui e reserve o Hotel Nazionale

Hotel Nazionale. Crédito fotos: Hotel Nazionale

Em Levanto clique aqui e reserve o Hotel Europa

Hotel Europa. Crédito fotos: Hotel Europa e Google.

Reserva de seus hotéis:

Caso não tenha optado por algum dos hotéis acima e queira pesquisar outro, veja aqui na caixinha abaixo.

O Booking é o site de reservas mais utilizado no mundo inteiro e o mais confiável! Reservando o seu hotel aqui pelo link do Booking no blog, na caixinha abaixo, você não paga nada a mais por isso, pois somos afiliados do Booking, e o blog recebe uma pequena contribuição para a sua manutenção, ajudando assim o nosso trabalho, feito com carinho para os nossos leitores. Obrigada!🤗

Reserve seu hotel em Cinque Terre ou em qualquer outro lugar do mundo por aqui:



Booking.com

Bom passeio, curta a nossa fanpage Na Liguria no Facebook, assim poderá ver sempre nossos posts novos e dicas. Clique aqui e vai lá curtir: Na Liguria

Curta também nossa conta no Instagram @naliguria e acompanhe nossas dicas em fotos, vídeos e nos stories!

Obrigada!😊💙

Autor

Eu sou a Adriana, vivo em “Genova”, capital da região “Liguria”, Norte da Itália e sou comunicóloga por formação✍️📖📚 Graduada em Comunicação Social/Relações Públicas, com especialização em Administração e Marketing. Travel Blogger especializada na Itália.🚄 Acompanhante Turística autorizada, no país. 🇮🇹✨ Deixei a vida dividida entre o Brasil e a Itália e assumi de vez a minha paixão pelo país da bota. Através das minhas viagens e experiências, mostro ao mundo as infinitas riquezas históricas, culturais, arquitetônicas e gastronômicas, da região Ligúria e do país eleito o mais belo do mundo!

Escreva um comentário