A Piazza De Ferrari ou Piazza Raffaele De Ferrari é a principal praça de Gênova (em italiano Genova), capital da região Liguria.
De elegância neoclássica, é um dos símbolos da cidade, palco dos eventos mais importantes. Situa-se no centro histórico e é ótimo ponto de partida para conhecer essa parte da cidade, que representa o coração comercial e financeiro de Genova.

Linda a “Piazza De Ferrari” com o “Palazzo della Borsa” ao fundo, ao lado direito.

A Piazza Raffaele De Ferrari ocupa uma área de 11.000 m2 e tem esse nome desde 1877, em homenagem a um político estimado na cidade, que se chamava “Raffaele De Ferrari, Duca di Galliera”, um benfeitor, que em 1875 deixou vinte milhões de liras para a ampliação do Porto de Genova

Para turistar na Itália ideal colocar um sapato baixo e bem confortável ou um tênis, em especial nos centros históricos, por se caminhar muito e por tipos de piso.

Essa praça foi idealizada para ser um espaço público para encontros sociais e culturais (daí veio o projeto do Teatro Carlo Felice também).
Antigamente, no local, existia uma praça que se chamava
Piazza San Domenico, que foi demolida para a construção do Teatro Carlo Felice, o teatro mais importante de Genova e um dos mais importantes da Itália.

Teatro Carlo Felice

A praça é o ponto de origem na cidade para a medição de distância em relação a outras cidades da região.
A sua atual arquitetura está ligada à construção das ruas que levam a ela, a Via XX Settembre (1892 – 1901), Via Dante e Via Petrarca (1901 – 1915). Também aos edifícios importantes que a circundam, o Palazzo Ducale (sempre com mostras importantes de artistas renomados, tem sua entrada principal na Piazza Matteotti), o Palazzo della Regione Liguria (1912/1923), o belíssimo edifício da bolsa de valores (Palazzo della Borsa, de 1912), o Teatro Carlo Felice (de 1827 e defronte tem uma estátua de Giuseppe Garibaldi, de 1893, do escultor Augusto Rivalta), o Palazzo dell’Accademia Ligustica di Belle Arti (1831) e o Palazzo del Credito Italiano (1914).

O “Palazzo della Regione Liguria”, que é o palácio do governo da Liguria

No centro da praça existe uma fontana em bronze (1936), obra do arquiteto Giuseppe Crosa di Vergagni. Essa fontana é um grande símbolo para a cidade, em datas especiais a sua água passa a ter jogo de cores e fica ainda mais bonita.

A “fontana” parece mágica com o seu jogo de cores que vão se alternando. Ao fundo o “Palazzo della Regione Liguria”.
A cor (ou cores) do dia na fonte, sempre uma surpresa

Detalhe histórico

Durante a segunda guerra mundial um bombardeamento destruiu quase todo o Teatro Carlo Felice, que depois foi reconstruído.

Alguns dias antes do dia da libertação da Itália das forças nazistas e do governo fascista de Mussolini (25 de abril de 1945), a Piazza De Ferrari foi palco de lutas violentas entre os “partigiani” e o exército alemão e depois foi testemunha de eventos ligados à libertação, com os partigiani a participarem da parada da comissão de libertação nacional, em 25 de abril.
E esse foi o único caso na Itália onde o exército alemão se rendeu às forças partidárias e não às forças aliadas, que ainda não estavam na cidade (os partigiani eram combatentes armados, de um movimento de resistência, unidos em bandos, para combater o regime fascista).

A Genova de hoje! Logo “Genova More Than This”, ação de marketing para uma identidade não apenas de turismo, também de investimento e qualidade de vida. Uma marca moderna, desenvolvida para uma cidade relacionada à arte, cultura e mais do que isso!
Cores lindas do anoitecer na praça

Dicas de pontos turísticos que se pode ir a partir da Piazza De Ferrari

Perto da praça estão pontos turísticos importantes, em várias direções (alguns bem próximos, outros um pouquinho mais distantes), vou citar alguns:

A casa de Cristovão Colombo. Sim, Colombo era cidadão genovês!
Junto da casa de Colombo veja a Porta Soprana e o Chiostro di Sant’Andrea. Também como pontos a visitar, a Galleria Mazzini, a Chiesa del Gesù e dei Santi Ambrogio e Andrea, a Cattedrale di San Lorenzo (o Duomo di Genova), o Museu del Tesoro di San Lorenzo, a Chiesa di San Matteo, a Chiesa di San Donato, a Chiesa di Nostra Signora della Consolazione, a Chiesa di Santo Stefano, a Via Luccoli, os Palazzi dei Rolli patrimônio UNESCO, juntamente com um passeio pela Via Garibaldi (também patrimônio UNESCO), a Piazza della Meridiana, a Via Cairoli, a Basilica della Santissima Annunziata del Vastato (para muitos a mais bonita de Genova).
A Spianata di Castelletto/ Belvedere Montaldo, onde se pode ver uma das vistas mais belas da cidade.
O Mercado Oriental na Via XX Settembre, o Arco della Vittoria (na Piazza della Vittoria, a maior praça da cidade), a Scalinata delle tre Caravelle (escadaria com jardins e canteiro de flores, na frente da Piazza della Vittoria) etc.

São algumas sugestões, e para quem quiser aproveitar um pouco da noite, a Piazza delle Erbe é ponto de encontro dos jovens.

O “Chiostro di Sant’Andrea” fica ao lado da casa de Colombo
A “Chiesa di Santo Stefano” acima da “Via XX Settembre”
A “Chiesa di San Donato”

Da Piazza De Ferrari se pode entrar nos “caruggi” ou “vicoli”, um dos maiores conjuntos de becos seculares da Europa, lembrando do Vico di San Matteo e a Piazza di San Matteo, onde está a Chiesa di San Matteo, já citada acima, o Vico della Casana e a Via di Canneto il Lungo, entre tantos cantinhos que fazem parte dos caruggi.

Passeando pelos caruggi, os becos estreitos de Genova

Dos caruggi pegue a Via San Lorenzo e pode chegar no Porto Antigo de Genova, o porto mais importante da Itália e cheio de atrações.

Na “Via San Lorenzo” subindo no sentido do Duomo de Genova e da Piazza De Ferrari
O charme italiano que vai encontrar descendo a Via San Lorenzo

Na área do porto estão o Aquário de Gênova, o Bigo (elevador panorâmico do porto), a Biosfera (globo de vidro com uma pequena floresta tropical), o Galeone Neptune (navio de época usado no filme Piratas, de Roman Polanski),  o Palazzo San Giorgio, o Galata Museu del Mare (maior museu marítimo do mediterrâneo) e o submarino Nazario Sauro.
La città dei bambini e dei ragazzi (maior centro de ciências da Itália, através de atividades educativas com jogos, ciência e tecnologia, construído para crianças e jovens de 2 aos 14 anos. Situa-se dentro do Magazzini del Cotone).

Enfim, são algumas das atrações que da praça se pode chegar caminhando, com um pouco de disposição e tempo! E lembrando que a Eataly de Genova, fica no Porto Antigo!

Entrando nos caruggi, já na frente do porto antigo

Sobre o aquário, o porto, atrações, demais informações, veja este post: O Aquário de Gênova como centro científico e suas atrações

No alto da esquerda para a direita, a “Cattedrale di San Lorenzo” ou “Duomo di Genova”, um de seus leões na escadaria e a casa de Cristovão Colombo. Na parte de baixo da esquerda para a direita, a “Porta Soprana”, o “Arco della Vittoria” ou “Arco dei Caduti” e a “Scalinata delle tre Caravelle”. Algumas atrações próximas da praça.

Uma última observação, já que estamos falando de pontos turísticos em Genova. Não poderia deixar de mencionar mais seis atrações super importantes, que estão distantes da praça, mas são imperdíveis para quem tem tempo de explorar a cidade:

1. O borgo marinaro di Boccadasse, no bairro de Albaro, burgo antigo de pescadores, em pleno centro de Genova e que é uma das coisas mais belas a se ver na cidade.
2. A Lanterna de Genova, símbolo da cidade.
3. O Castello d’Albertis, uma das atrações mais importantes de Genova.
4. Os Parques de Nervi
e seus museus.
No bairro de Nervi temos esse importante complexo botânico de parques e a passeggiata Anita Garibaldi, na beira mar.
5. A Villa Durazzo Pallavicini, no bairro de Pegli, que já teve seus jardins eleitos como os mais belos da Itália.
6. O Cemitério Staglieno, um dos mais importantes e ricos da Europa, praticamente um museu a céu aberto.

O “borgo marinaro di Boccadasse”, uma das paisagens mais lindas a se ver em Genova!
Boccadasse
Os Parques de Nervi são especiais para as crianças e a “passeggiata Anita Garibaldi”, encanta os adultos.

Dicas para compras no entorno da Piazza De Ferrari

Sobre a Via XX Settembre, ela forma junto com a Via XXV Aprile e a Via Roma, o quadrilátero da moda em Genova! É uma das ruas mais importantes do centro histórico, com lojas de várias marcas interessantes para compras e que o público brasileiro adora, como a Kiko Milano, a Sephora, Yves Rocher, L’OCCITANE, Pandora, Bialetti, Zara, Intimissimi, Coin, Calzedonia, Tezenis, Foot Locker, as mais populares como Mango, OVS, UPIM, H&M etc. 

“Via XX Settembre”, vista pela “Piazza De Ferrari”.
“Via XX Settembre”

Anote também a Via Cesarea, a Via Galata, a Via Malta e a Via San Vicenzo para explorar um pouco.

E para quem quer marcas poderosas de luxo, ainda perto da Piazza De Ferrari temos as que citei acima, a Via Roma e a Via XXV Aprile, com lojas próprias ou lojas revendedoras das griffes mais elegantes. Ou seja, para quem deseja também fazer compras na cidade, além de turismo, tome a Piazza De Ferrari como ponto de partida.

Entrando à direita ao lado doTeatro Carlo Felice, estaremos nesta rua e nela em frente, ao lado direito está a Via Roma e ao lado esquerdo a Via XXV Aprile. Vocês não encontrarão essa decoração com flores no alto, porque decoram partes do centro assim, só na época do evento Euroflora

Sobre passeios na Liguria

Se deseja conhecer Cinque Terre, Portovenere, Portofino, Santa Margherita Ligure, San Fruttuoso di Camogli, Camogli, Genova, Sanremo, ou outros lugares da Liguria, como se deve, em detalhes, os seus cantinhos especiais, seus segredos, melhores pontos para fotografias panorâmicas, restaurantes, pratos e produtos locais etc. Venha com o único blog da região em língua portuguesa! Entre em contato através do email adrileite10@gmail.com e solicite um orçamento. 

Um pouco de nossa alegria nos passeios! Vale a pena viver a região 100%, em companhia do blog Na Liguria e brindar sempre, festejando os momentos maravilhosos que vivemos! Espero você também🤗🍾🥂

Onde comer perto da Piazza De Ferrari

Murena Suite: Bar/restaurante excelente para fazer um belo aperitivo, cafeteria de primeira e pratos típicos da região. Possui uma bela loja de chocolates, com marcas top como Lindt.
Em destaque a sua premiação no importante guia gastronômico Gambero Rosso, por todos os anos consecutivamente, entre os melhores bares de toda a Itália. 

No Murena Suite fazendo um aperitivo, sou cliente fiel. Na primeira foto a família Murena, Franca, Cristiano e Fabrizio Murena. * Atualizando que infelizmente Franca não está mais entre nós e deixa saudades e recordações.

Panificio/Focacceria Mario: Um dos lugares mais populares e bem conhecido na cidade para se comer a tradicional focaccia genovese. Pertinho da estação Brignole e da Piazza De Ferrari.
Se vai pela Via XX Settembre e depois se pega a Via San Vicenzo, não fica distante. Ao chegar nessa rua encontramos dois negócios do Mario, a loja mais antiga, Panificio Mario, na Via San Vicenzo, 61 e outra mais nova, que se chama Dolce Vita, na Via San Vicenzo, 74.
Premiado no importante guia gastronômico Gambero Rosso

Mario Panificio Focacceria e a Dolce Vita, do mesmo proprietário, na mesma rua. Provem também a focaccia doce. E eles fazem muito bem também a “focaccia col formaggio di Recco”, que para mim é a melhor do país. O lugar mais indicado para comer é na própria cidade de Recco, mas aqui se encontra de excelente qualidade também. Em “Genova” a tradicional é a genovese, em suas variações.

Café il Barbarossa: Não é só um bar, mas também restaurante. Esse local é especial pela sua localização, Elvis te recebe na porta de entrada e você senta exatamente defronte à medieval Porta Soprana, uma das atrações turísticas de Genova, ao lado da Casa de Cristóvão Colombo. Muito agradável para fazer fotos, junto com um aperitivo ou bom café da manhã italiano e a variedade de drinks do lugar um destaque, aproveitem essa opção diferenciada com uma localização única!

Café il Barbarossa, com Elvis na porta

Buratto: Aqui se pode comer uma das melhores pizzas “al taglio” de Genova, em versão gourmet.
É um local bem simples, na Via di Porta Soprana, 61r, pertinho da Piazza De Ferrari e da Casa de Cristóvão Colombo, na rua defronte a Porta Soprana.
O grande segredo das pizzas está em uma massa muito leve parcialmente integral, com farinha bio, produto nobre de fabricantes locais.
Premiado no importante guia gastronômico Gambero Rosso.

No Buratto, as pizzas de comer rezando… Na primeira foto a “Via di Porta Soprana”, se pode ver a “Porta Soprana” ao fundo.
Atualização: nova fachada do Buratto.

Douce Pâtisserie Café: Para quem adora doces aqui é uma festa! Local também para fazer um aperitivo. Uma representante de Paris no centro histórico de Genova, ao lado da entrada principal do Palazzo Ducale.
Em destaque também a sua premiação no importante guia gastronômico Gambero Rosso, entre um dos melhores estabelecimentos da Itália em seu setor e com a premiação de ter o café da manhã (colazione) entre os melhores do país, mérito do chef Michel Paquier!

Merece a fama a Douce, os doces são uma delícia!

U gelato du caruggiu: A gelateria mais tradicional de Genova, se transformou em um must na cidade. E para combinar com o tom original de seu nome, em dialeto genovês, ela situa-se bem na confusão dos becos estreitos dos caruggi (um dos maiores conjuntos de becos seculares da Europa), no centro histórico.
Premiada no importante guia gastronômico Gambero Rosso.

Uma das melhores coisas da Itália sem dúvida é o seu gelato! Difícil é escolher os sabores…
  • Bar/restaurante Murena Suite: Via XX Settembre 157, Genova
  • Panificio/Focacceria Mario: Panificio Mario, na Via San Vicenzo 61 e Dolce Vita, na Via San Vicenzo 74, Genova
  • Café il Barbarossa: Piano di Sant’andrea 21-23 R, Genova
  • Buratto: Via di Porta Soprana 61r, Genova
  • Douce Pâtisserie Café: Piazza Matteotti 84, Genova
  • U gelato du caruggiu: Via di San Bernardo 91, Genova

Onde se hospedar em Genova

Em Genova clique aqui e reserve o Grand Hotel Savoia

O Grand Hotel Savoia é um hotel 5 estrelas luxuoso, mas com um preço ótimo, poucas vezes encontramos um custo benefício assim.
O hotel é histórico, foi no passado o escolhido pelas famílias reais mais influentes da Europa, praticamente uma atração cultural esse hotel. Com sua decoração da “Belle Epoque“, transforma a estadia de seus hóspedes em uma “experiência” a 5 estrelas.

Situa-se ao lado da estação ferroviária Genova Piazza Principe, perto do porto antigo e das atrações do centro histórico.

Grand Hotel Savoia. Crédito fotos: Grand Hotel Savoia

Em Genova clique aqui e reserve o Hotel Bristol Palace

O Hotel Bristol Palace é um 4 estrelas super bem localizado, na movimentada Via XX Settembre, em pleno centro histórico de Genova. É notadamente um hotel refinado e assim como o Grand Hotel Savoia é um hotel que na “Belle Epoque” era palco de grandes festas, hospedava a sociedade europeia e personalidades como Alfred Hitchcock, nome ligado ao Bristol Palace, pois se hospedou muitas vezes lá e dizem que se inspirou nas suas escadarias de mármore para o seu filme “Vertigem/Um corpo que cai”.
O hotel é restaurado, mas conserva preciosos objetos e móveis antigos elegantes Art Decor.

O Hotel Bristol Palace é membro dos “Locali Storici d’Italia“, associação cultural patrocinada pelo “Ministero per i Beni e le Attività Culturali“, que tutela os mais antigos e prestigiosos hotéis, restaurantes, confeitarias, cafés etc.

Hotel Bristol Palace. Crédito fotos: Hotel Bristol Palace
Fotos do blog Na Liguria, da escadaria do Hotel Bristol, inspiração para o filme “Vertigem/Um corpo que cai” de Alfred Hitchcock. Crédito da propaganda do filme: Google

Em Genova clique aqui e reserve o Best Western Hotel Metropoli

Hotel bem localizado no centro e com opção de quartos para famílias com crianças

Best Western Hotel Metropoli. Crédito fotos: Best Western Hotel Metropoli

Em Genova clique aqui e reserve o Hotel Fiume

Para um hotel mais econômico em Genova, uma ótima opção é o Hotel Fiume. Bonitinho, organizado, limpo (dormi lá já) e muito bem localizado, no centro também, junto da estação de trem Genova Brignole

Hotel Fiume. Crédito fotos: Hotel Fiume
Hotel Fiume. Crédito fotos: Blog Na Liguria

Reserva de seus hotéis:

Temos aqui no blog estes posts com dicas de hotéis:

Dicas de hotéis em Cinque Terre

Dicas de onde se hospedar para conhecer Portofino

Caso não tenha optado por algum dos hotéis acima e queira pesquisar outro, veja aqui na caixinha abaixo.

O Booking é o site de reservas mais utilizado no mundo inteiro e o mais confiável! Reservando o seu hotel aqui pelo link do Booking no blog, na caixinha abaixo, você não paga nada a mais por isso, pois sou afiliada do Booking, e o blog recebe uma pequena contribuição para a sua manutenção, ajudando assim o meu trabalho, feito com carinho para os meus leitores. Obrigada!🤗

Reserve seu hotel em Genova ou em qualquer outra cidade do mundo por aqui:



Booking.com

Informações úteis

As principais estações de trem de Genova são a Stazione di Genova Brignole e a Stazione Genova Piazza Principe, a mais próxima da Piazza De Ferrari é a Brignole.
Na Piazza De Ferrari tem estação de metrô e o local bem servido de ônibus, mas após às 20h quando fecha o comércio, as linhas começam a ser reduzidas. O ideal fazer passeios por essa área central durante o dia.

Por gentileza, se você leu esse post, deixe a sua opinião abaixo na caixinha de comentários, dizendo se gostou, se tem algum tema que deseja que eu escreva ou se tiver alguma dúvida, pode perguntar que responderei. E se você acha o post interessante, pode ajudar o blog copiando o link e passando aos amigos, para que possam ler também.

Bom passeio! Curta nossa conta no Instagram @naliguria e acompanhe as dicas em fotos, vídeos e nos stories!

Curta também a fanpage Na Liguria no Facebook, assim poderá ver sempre os posts novos e dicas. Clique aqui e vai lá curtir: Na Liguria

Obrigada!😊💙

Autor

Eu sou a Adriana, vivo em “Genova”, capital da região “Liguria”, Norte da Itália e sou comunicóloga por formação✍️📖📚 Graduada em Comunicação Social/Relações Públicas, com especialização em Administração e Marketing. Travel Blogger especializada na Itália.🚄 Acompanhante Turística autorizada, no país. 🇮🇹✨ Deixei a vida dividida entre o Brasil e a Itália e assumi de vez a minha paixão pelo país da bota. Através das minhas viagens e experiências, mostro ao mundo as infinitas riquezas históricas, culturais, arquitetônicas e gastronômicas, da região Ligúria e do país eleito o mais belo do mundo!

2 Comentários

  1. Depois de relato tão detalhado , eu não poderia deixar de querer conhecer Gênova e como minha ideia é aproveitar o máximo contratei os serviços de Adriana . Em breve vou relatar minha experiência nesse lugar tão encantador ❤️

    • Adriana Leite

      Te esperando aqui de braços abertos Roberta, para Gênova e Cinque Terre! Você fez ótimas escolhas e seu relato será lindo e muito feliz, após esses dois anos de adiamento das viagens por causa da pandemia. Finalmente o momento está chegando. Abraço e até já, que faltam poucos dias.

Escreva um comentário