Vamos ver aqui dicas de ótimos restaurantes em Cinque Terre, para que você, que vem conhecer um dos lugares mais lindos do mundo, possa usufruir também de seus pratos, uma atração à parte, em qualquer região dentro do território italiano, país famoso pela melhor gastronomia do mundo, e na região Liguria, não seria diferente.

A Liguria é uma região que prima pelo patrimônio de sua cultura gastronômica, por isso é fechada à influências externas, mantendo a sua clássica sobriedade, simplicidade e elegância, porém com uma cozinha muito saborosa, autêntica, tradicional, ligada ao seu passado e a sua história, como é característica da cozinha italiana, onde cozinhar é uma arte, uma riqueza altamente presente no dia a dia e nas residências dos italianos. Já se acorda pensando no que se vai almoçar e jantar.

Dica de dois pratos especiais para provar em Cinque Terre

Vou deixar a dica de dois pratos típicos locais, que se pode encontrar na maioria dos restaurantes em Cinque Terre. Indico o “tegame” (é famoso o tegame de Vernazza) e “muscoli ripieni“. É cozinha de peixe, frutos do mar, verduras, ervas aromáticas, muito forte na região e toda Liguria!

O “tegame” é um prato a base de anchovas, com batata, tomates frescos, alho, salsa, alecrim, orégano, azeite e sal. Ele é regado com bastante azeite e vai ao forno alto por 30/40 minutos. O tegame apresenta variações, mas a sua base é essa. Os pescadores comiam também frio, porque levavam ao mar.

Muscoli ripieni” é um prato a base de mexilhões recheados com farelo de pão ralado, ovos, beterraba cozida, parmigiano reggiano (parmesão), pecorino, mortadela, manjerona, azeite e sal. Após grelhados, são cozidos em molho de tomate fresco, com vinho branco, orégano, salsa, alho, cebola e sal.

Um prato de tegame do restaurante “Il Pirun”, de Corniglia e o “muscoli ripieni”, do restaurante “Gambero Rosso”, de Vernazza. Uma culinária prestigiada pelos frutos do mar, os peixes frescos, vindos desse mar límpido e azul.

Onde Comer em Cinque Terre

A maioria dos estabelecimentos que estou deixando aqui nas dicas, são lugares que frequento e já fui inúmeras vezes. Não só restaurantes, mas também enoteche, bares e uma gelateria.

Monterosso al Mare

Restaurante Al Pozzo: Tradicional e muito disputado em Monterosso, pela qualidade de sua cozinha. Com uma atmosfera antiga em sua decoração, o local é acolhedor e tem um aquário abastecido com lagostas frescas. É um dos lugares especiais, que tornam a noite em Monterosso única e talvez a mais agradável e movimentada das cinco terras.

“Al Pozzo” fica bem no centrinho de Monterosso e perto da orla.
No “Al Pozzo”, o famoso “muscoli ripieni” de “Cinque Terre”, um “gnocchi al pesto”, uma pasta maravilhosa ao “nero di seppia” com camarões e uma sobremesa divina de “Cinque Terre” que são biscoitos para comer molhando no nosso vinho mais nobre, o famoso e requintado “sciacchetrà” das cinco terras! Gente, esse vinho é uma experiência divina na vida, que todos um dia deveriam provar, não conheço outro mais saboroso.

Restaurante Cantina di Miky: É um restaurante que leva já a marca “Miky” e credibilidade da família Defina, do conhecido restaurante Miky, de Monterosso. A Cantina di Miky é administrado pelo filho do dono do Miky e sua esposa, mantendo a qualidade, como o outro, porém com um estilo mais jovem, informal e com mais variedade no menu, para almoço, jantar, aperitivo etc… Localiza-se na Praia de Fegina, o que já é uma maravilha, para quem sentar na parte externa, usufruir da beleza da orla de Monterosso.

Passei por acaso na cantina e fui surpreendida com um dos doces mais deliciosos que já provei na vida. Peçam de sobremesa esse “babà”, é divinamente divino, nem tenho como explicar. Tomei também um “cappuccino” maravilhoso e imediatamente conversei com o pessoal do restaurante. Voltarei para almoçar, provar pratos, mas já adianto a indicação aqui! Aqui na foto o restaurante, o que provei e na última foto, onde está o logo do blog, é a parte externa, que fica separada.

Enoteca da Eliseo: o local fica em Monterosso velha, super bem localizado, na praça, um pouco após a Chiesa di San Giovanni Battista. Lá tem vasta variedade de vinhos, além de degustação e venda dos vinhos Cinque Terre DOC, e tem drinks, cervejas, licores etc… Eles servem um aperitivo muito simples, mas a proprietária, uma brasileira muito simpática, dá a opção para quem desejar petiscos a mais, que possa comprar em um supermercado perto e trazer para a mesa.

Um aperitivo na “Enoteca da Eliseo”. Essa foto de baixo é a foto de capa do post.
  • Restaurante Al Pozzo: Via Roma 26, Monterosso al Mare
  • Restaurante Cantina di Miky: Via Fegina 90, Monterosso al Mare
  • Enoteca da Eliseo: Piazza Matteotti 3, Monterosso al Mare

Vernazza

Restaurante Gambero Rosso: logo na Piazza Marconi, a pracinha na orla de Vernazza, onde se localiza também a Chiesa di Santa Margherita d’Antiochia, ou seja, se a pessoa senta em uma mesa no lado de fora, como gosto de fazer, se come com uma vista impagável! Pratos ótimos, atendimento gentil e local muito agradável, quando vou fazer passeio de um dia em Cinque Terre, geralmente almoço lá.

Na primavera e verão muito agradável almoçar na área externa do “Gambero Rosso”, usufruindo da vista do mar ligure.
O “Gambero Rosso” é um dos restaurantes que mais paro para almoçar nas terras. Aqui alguns dos pratos deliciosos que já provei.

Restaurante Taverna del Capitano: também na Piazza Marconi, cozinha à base de peixe (mas já comi carne também lá e excelente). Abre também no inverno, quando alguns restaurantes estão fechados em Cinque Terre. Cheio de pessoas locais, é pequeno e muito intimista, tradicional. Se come muito bem, menu com pratos tradicionais locais, como também a maioria dos restaurantes em Cinque Terre servem, inclusive o Gambero Rosso.

“Taverna del Capitano”, um local pequeno mas agradável, pitoresco e com boa cozinha. Muito bem localizado, na pracinha defronte a orla de Vernazza.
Comemos muito peixe aqui na “Liguria”, mas temos ótimos pratos com carne. Aqui um delicioso, que pedi na “Taverna del Capitano”.

Ananasso Bar: Opção muito prática na orla de Vernazza, um prazer comer em mesas externas defronte o mar e ao lado da Chiesa di Santa Margherita d’Antiochia. Lembrando que não é restaurante, então se pode comer pizza, focaccia, bruschetta etc… que são opções de bar, além de aperitivo e café da manhã. A pizza é ótima, mas diferente da maioria dos lugares, a pizza não é grande, fiquei surpresa com o tamanho médio, porém satisfeita, achei suficiente. Boa comida, atendimento simpático e agradável! Recomendo!

Não escondo de ninguém que Vernazza é minha terra preferida, exatamente por poder usufruir desses bares e restaurantes animados defronte a orla, é a mais agradável nesse sentido. Embora na Praia de Fegina, em Monterosso, na primavera e verão a gente tenha opções variadas também.

La Bottega del Fritto: aqui um local onde provamos aqueles cones com fritos que todo mundo adora, se come muito na Ligura, levando em conta que é uma região muito rica em cozinha com peixes e frutos do mar, além das outras especialidades. O local é fácil de encontrar, descendo da estação de trem, logo avante, ao lado esquerdo, tem as placas do lado de fora indicando. Provei e aprovei!

“La Bottega del Fritto”. Os cones com peixes, frutos do mar, são sempre os melhores!
  • Gambero Rosso: Piazza Marconi 7, Vernazza
  • Taverna del Capitano: Piazza Marconi 21, Vernazza
  • Ananasso Bar: Piazza Marconi, Vernazza
  • La Bottega del Fritto: Via Visconti 28, Vernazza

Corniglia

Restaurante Enoteca Il Pirun: a indicação desse restaurante recebi da proprietária da gelateria que adoro em Corniglia, tinha já feito uma pesquisa para selecionar um e tem outro mais conhecido, exatamente ao lado desse, mas li sobre reclamações de diversos clientes, sobre o dono ser descortês, desse ponto desisti, porque ser bem tratado é fundamental e o Sr. Mario do Il Pirun é muito simpático. Vale ressaltar que o local é muito pitoresco, na rua principal de Corniglia e se come muito bem!

Restaurante “Il Pirun”, na “Via Fieschi”. Sobre os pratos acima “paccheri con scampi e zucchine” e abaixo um prato com tegame.

Gelateria Corniglia: Temos outras gelaterias bacanas em Cinque Terre, mas essa tem o diferencial da simpatia de sua proprietária, que com todo mérito consegue fidelizar os seus clientes. Variedade de sabores e excelente gelato artesanal italiano. Ao chegar em Corniglia, logo na rua de entrada da cidade, a Via Fieschi, ao lado esquerdo, você encontra a Gelateria Corniglia.

O difícil é escolher o sabor, mas desde que provei o de “basilico e limone” (manjericão e limão) aqui da “Gelateria Corniglia”, virou caso de amor… Gente que coisa refrescante e deliciosa!
  • Il Pirun: Via Fieschi 115, Corniglia
  • Gelateria Corniglia: Via Fieschi 43, Corniglia

Manarola

Nessun Dorma: É um bar com uma das vistas mais mágicas do mundo e com tudo de excelente qualidade, como deve ser na Itália! Ótimo para fazer um aperitivo com um belo vinho de Cinque Terre ou um aperol spritz, drink mais querido da terra da bota. Lembrando que não é um restaurante tradicional onde se vai encontrar massas etc… É um lugar maravilhoso para degustar especialidades italianas, bons vinhos e drinks! Ele fica em Punta Bonfiglio, muito fácil de chegar, vá para a orla e siga à direita no caminho das rochas, onde todas as pessoas param para fazer a foto, como essa de capa aqui. Seguindo em frente, subindo, vai ter a placa com indicação da entrada dele.

O “Nessun Dorma” é daqueles lugares com vista deslumbrante, cozinha de primeira qualidade e bom atendimento!
O “Nessun Dorma” é um dos locais que mais frequento em “Cinque Terre”. Minha dica é ir final da tarde e pegar o pôr do sol! Veja todas as dicas sobre ele, em seu post aqui no blog.

Quando for ao Nessun Dorma não deixe de subir em uma parte que tem acima dele (onde se encontra também o banheiro de lá…). Lá no alto poderá ver essa estátua de bronze, La donna dell’uva, de Antonio Pujía, um escultor ítalo-argentino.

La donna dell’uva

E para mais informações sobre o Nessun Dorma, veja esse post sobre ele no blog: Nessun Dorma, o bar da vista panorâmica mais linda de Cinque Terre!

Marina Piccola: é uma marca que agrega um hotel na orla de Manarola e também o restaurante. Possui área interna e externa, muito agradável com pratos da cozinha tradicional ligure, especialmente pratos a base de peixes frescos, além de outros no menu, que unem o sabor do mar com receitas tradicionais italianas. Oferece também uma vasta carta de vinhos, incluindo claro os locais, de Cinque Terre.

O restaurante “Marina Piccola” na orla de Manarola
Um vinho de “Cinque Terre” não pode faltar! Aqui um “tagliolini neri con gamberi e peperoni”, que seria a “pasta” ao “nero di seppia” com camarão e pimentão. Um “spaghetti con cozze vongole e pecorino”, que seria espaguete com mexilhões, vôngole e o queijo pecorino. Um prato de frituras mistas de peixe e frutos do mar e para fechar o “limoncino” da região.
Tenho estado cada vez mais satisfeita com o que tenho provado no “Marina Piccola”!

Restaurante Il Porticciolo: Anotem esse restaurante também, é bom, bem localizado, no meio da rua principal, que é o “burburinho” local e que é caminho até a orla e não é caro. Também sempre bem recomendado nas mídias locais. Cozinha a base de peixe e pratos típicos.

Restaurante “Il Porticciolo”. Ahhh mas se come bem!!!
Delícias do “Il Porticciolo”. Recomendo fortemente de provarem a sobremesa com o vinho mais refinado das terras e uma das coisas mais incríveis a se provar na vida que é o “sciacchetrà”, aqui ele vem acompanhado de biscoitos, para degustarmos molhando nele. Essa sobremesa é uma experiência gastronômica única!
  • Nessun Dorma: Punta Bonfiglio, Manarola
  • Marina Piccola: Via Lo Scalo 16, Manarola
  • Il Porticciolo: Via Renato Birolli 92, Manarola

Riomaggiore

Dau Cila Bar Restaurante e Enoteca: Muito bem localizado, de frente para a pequena orla de Riomaggiore. Podendo sentar na parte externa, se degusta de uma cozinha “caseira” de alta qualidade, enquanto se admira toda a beleza local e a vida dessa parte antiga de pescadores. Assim como nos outros restaurantes de Cinque Terre que indiquei, se pode provar dos bons vinhos locais.

Super agradável com essa vista o “Dau Cila” Bar Restaurante e Enoteca. O prato maravilhoso é “Treccia di branzino con panatura di olive taggiasche su crema di melanzana al timo”, que resumindo seria peixe (robalo), por cima farelo crocante de azeitonas e creme de beringela com tomilho, mais as batatas assadas.

MiVà: restaurante em estilo pegue e leve embora, é outro point em Cinque Terre para os cones com fritos, que já indiquei lá no alto, na parte de Vernazza. Encontramos ele logo no início de Riomaggiore, na Via Colombo, subindo, à esquerda.

Eu gosto mais dos cones mistos que vem com peixe, frutos do mar e verduras também, que fritas são deliciosas e tradicionais aqui. Escolha o seu!
  • Dau Cila Bar Restaurante e Enoteca: Via San Giacomo 65, Riomaggiore
  • MiVà Restaurante: Via Colombo 208, Riomaggiore

E se deseja conhecer Cinque Terre como se deve, em detalhes, os seus cantinhos especiais, seus segredos, melhores pontos para fotografias panorâmicas, produtos locais etc… Venha com o único blog da região na língua portuguesa! Entre em contato através do email adrileite10@gmail.com e solicite um orçamento.

E para finalizar um pouco de nossa alegria em “Cinque Terre”! Vale a pena viver as terras 100%, em companhia do blog Na Liguria e brindar sempre, festejando os momentos maravilhosos que vivemos! Espero você também🤗🍾🥂

Para dicas completas sobre Cinque Terre

Sobre dicas de Cinque Terre, do Parque Nacional das cinco terras, da área marinha protegida, i sentieri (as trilhas), as praias, cada uma das cinco terras, os produtos típicos de Cinque Terre, pratos da culinária local, onde comer (sobre isso mais completo nesse post), como chegar a Cinque Terre, como se deslocar internamente, o tempo necessário para conhecer o local, melhor período para visitar, hotéis e demais informações úteis sobre Cinque Terre, veja esse post aqui: Cinque Terre como você nunca viu! Dicas completas

Para Monterosso al Mare em detalhes veja esse post aqui: Dicas para Monterosso al Mare, Cinque Terre

Para Vernazza em detalhes veja esse post aqui: Dicas para Vernazza, Cinque Terre

Para Corniglia em detalhes veja esse post aqui: Dicas para Corniglia, Cinque Terre

Para Manarola em detalhes veja esse post aqui: Dicas para Manarola, Cinque Terre

Para Riomaggiore em detalhes veja esse post aqui: Dicas para Riomaggiore, Cinque Terre

Para dicas de hotéis em Cinque Terre veja esse post aqui: Dicas de hotéis em Cinque Terre

Reserva de seus hotéis:

O Booking é o site de reservas mais utilizado no mundo inteiro e o mais confiável! Reservando o seu hotel aqui pelo link do Booking no blog, na caixinha abaixo, você não paga nada a mais por isso, pois somos afiliados do Booking, e o blog recebe uma pequena contribuição para a sua manutenção, ajudando assim o nosso trabalho, feito com carinho para os nossos leitores. Obrigada!🤗

Reserve seu hotel em Cinque Terre ou em qualquer outro lugar do mundo por aqui:

 



Booking.com

Informações úteis

Quero deixar uma observação para quem vem visitar as cinco terras nos meses frios, final de outono, inverno etc… Não se preocupe com locais para comer, quando fecham alguns restaurantes em Cinque Terre, tem sempre outros abertos, a população das cidades vive normalmente quando não é alta temporada. Se encontrar um local fechado, pergunte a alguém na cidade que outro estará aberto e usufrua das delícias da região.

Claro um estabelecimento totalmente aberto, onde se estaria ao ar livre, como o Nessun Dorma, de Manarola, utiliza o inverno para as suas férias, mas não toda a estação, geralmente um mês apenas e nos outros funciona como “café”, para algo mais simples.

Uma outra observação importante para os restaurantes em Cinque Terre, na alta temporada procure ligar e fazer reserva!

Lembrando que o post principal de Cinque Terre, aqui no blog, tem uma parte de destaque para os produtos locais e os famosos vinhos de Cinque Terre. Logo aqui acima, no tópico para dicas completas sobre Cinque Terre, tem o link para ele.

Bom passeio, curta a nossa fanpage Na Liguria no Facebook, assim poderá ver sempre nossos posts novos e dicas. Clique aqui e vai lá curtir: Na Liguria

Curta também nossa conta no Instagram @naliguria e acompanhe nossas dicas em fotos, vídeos e nos stories!

Obrigada!😊💙

 

 

Autor

Eu sou a Adriana, vivo em “Genova”, capital da região “Liguria”, Norte da Itália e sou comunicóloga por formação✍️📖📚 Graduada em Comunicação Social/Relações Públicas, com especialização em Administração e Marketing. Travel Blogger especializada na Itália.🚄 Acompanhante Turística autorizada, no país. 🇮🇹✨ Deixei a vida dividida entre o Brasil e a Itália e assumi de vez a minha paixão pelo país da bota. Através das minhas viagens e experiências, mostro ao mundo as infinitas riquezas históricas, culturais, arquitetônicas e gastronômicas, da região Ligúria e do país eleito o mais belo do mundo!

Escreva um comentário