Defronte a uma das paisagens coloridas mais fabulosas do mundo, em Cinque Terre, surge o Nessun Dorma, um bar de fama internacional, que recebe turistas do mundo inteiro, em busca não só de seus drinks e sua cozinha fresca, com produtos de alta qualidade, mas da vista mágica de Manarola. Conheça aqui a origem desse local, cujo projeto saiu de dentro das ondas sonoras, das obras cantadas por Pavarotti!

Fácil de entender porque o Nessun Dorma é tão disputado.

O Nessun Dorma é um bar muito famoso aqui na Itália, porque tem uma das vistas mais lindas do mundo, a parte mais panorâmica de Cinque Terre. Blogueiros e influencers de várias partes do planeta vem para fazer as incríveis fotos no Nessun Dorma, com Manarola de fundo, cartão postal difundido em todo lugar, quando se fala em belezas italianas!

Vista pelo Nessun Dorma, Manarola ao anoitecer… Pode um lugar mais lindo que esse???

Além desse privilégio de ter uma vista de cair o queixo, pois parece que estamos dentro de um sonho, se come e se bebe muito bem, tudo de alta qualidade, comida maravilhosa e drinks igual, como deve ser na Itália! Tem música ambiente e é ideal para um aperitivo e degustar suas delícias. Aproveite para provar um vinho de Cinque Terre e um belo aperol spritz!🍹

Melhor brinde, com aperol spritz!🍹

A equipe é ótima e seu proprietário Simone, uma pessoa muito comprometida com o bom desempenho do seu negócio. O local é aberto, mas mesmo assim no verão, devido o calor, existe um sistema de refrigeração com jatos de água vaporizada, junto das mesas, um plus indispensável, vero?

Lembrando que não é um restaurante propriamente, então não espere massas etc… ok! Ele fica em Punta Bonfiglio, muito fácil de chegar, vá para a orla de Manarola e siga à direita no caminho das rochas, onde todas as pessoas param para fazer as fotos mais conhecidas de Manarola. Seguindo em frente, em Punta Bonfiglio, subindo e dobrando à direita, vai ter a placa com indicação da entrada dele, só subir as escadas.

O Nessun Dorma lá no alto, com os toldos brancos e as luzes acessas. E esse pôr do sol, em Cinque Terre, sempre sensacional!

Dica: quando for ao Nessun Dorma não deixe de subir em uma parte que tem acima dele (onde se encontra também o banheiro de lá…). Lá no alto poderá ver essa estátua de bronze, La donna dell’uva, de Antonio Pujía, um escultor ítalo-argentino.

La donna dell’uva🍇

No mesmo espaço onde está a estátua, tem esse parquinho para as crianças.

Para quem vai com crianças…

Quer conhecer o Nessun Dorma? Venha com o blog! Se deseja conhecer Cinque Terre como se deve, em detalhes, os seus cantinhos especiais, seus segredos, melhores pontos para fotografias panorâmicas, produtos locais etc… Venha com o único blog da região na língua portuguesa! Entre em contato através do email adrileite10@gmail.com e solicite um orçamento.

Um pouco de nossa alegria em “Cinque Terre”! Vale a pena viver as terras 100%, em companhia do blog Na Liguria e brindar sempre, festejando os momentos maravilhosos que vivemos! Espero você também🤗🍾🥂

A história do Nessun Dorma

Era uma vez um local vazio, sem nada, embora tivesse uma das vistas mais lindas do mundo… Ali um jovem de 24 anos caminhava por muitas tardes, escutando Luciano Pavarotti…

Aqui Manarola com o pôr do sol, que leva embora o seu colorido, a deixando toda dourada! Falta inspiração em um local assim???

A história do Nessun Dorma começa com uma família da Calábria que se muda para Cinque Terre, levando o seu filho, na época com 4 aninhos, Simone Livadoti. Hoje com 30 anos, ele realizou um sonho, que se tornou também o sonho de milhares de outras pessoas no mundo todo, que é o Bar Nessun Dorma.

Com a sua família em Cinque Terre, mas estudando na época em Firenze (Florença), enquanto trabalhava como garçom em um hotel, Simone soube que o prefeito local lançou um concurso, quem tivesse a melhor ideia para aproveitar aquele local vazio, com aquela vista de conto de fadas, de modo a criar algo belo ligado ao turismo da região, receberia a concessão para tornar realidade o seu projeto.

Pensando como era o lugar que gostaria de ir, quando fazia suas viagens de férias, com bela paisagem, boa comida, boa música, ele idealizou em sua mente o Nessun Dorma e venceu o concurso!

Quando um lugar super simples consegue ser cheio de glamour!

Partindo do zero e ainda com poucos recursos na época, pois era um jovem normal, como todos, criou, junto com a sua mãe, o que existe hoje, um bar com notoriedade internacional, que cumpriu a sua missão 100%, pois além da arquitetura inserida na geografia de Punta Bonfiglio, sem afetar a natureza e sua paisagem local, tem excelência na qualidade do que serve aos seus clientes.

Quem vai nas terras não pode deixar de provar os vinhos de “Cinque Terre”, bem como o nosso “limoncino”. Veja detalhes na parte de produtos típicos, no post principal de “Cinque Terre” no blog.

De 3 pessoas para alavancar o Nessun Dorma na época de sua inauguração, em 2014, hoje o bar conta com uma equipe de 20 funcionários, mais toda a família de Simone que trabalha unida lá! Podemos dizer que todos juntos são uma grande família, é assim que se sentem, se trabalha muito, mas com muito amor!

Todos os dias na hora do almoço, quando o Nessun Dorma abre, existe um ritual, em sintonia com a alma daquele jovem que com 24 anos caminhava por ali… Por uns 10 ou 15 minutos se escuta só Pavarotti, como a homenagear a essência do local, a boa qualidade em tudo e de onde veio também o seu nome, Nessun Dorma, uma das mais notórias obras de Giacomo Puccini! Depois músicas italianas dos anos 60, até chegar as músicas atuais.

Delícias do Nessun Dorma

O Nessun Dorma não é restaurante, é um bar aberto que oferece especialidades italianas, tudo de excelência, tantas frutas, produtos frescos, as opções de tábuas de queijos e frios são maravilhosas, também tem vários tipos de bruschette, focacce, sanduíches quentes feitos com focaccia e os drinks são ótimos também, com destaque para o nosso queridinho na Itália, aperol spritz!

As tábuas são simplesmente divinas! As “bruschette tricolore” são um destaque com as cores da bandeira da Itália, sem faltar na representação, o verde do nosso “pesto genovese”!
O sofrimento dos sanduíches quentes, feitos com “focaccia”, é escolher o sabor, cada um melhor que o outro!

O Simone também tem em Manarola um outro local, que é uma cantina de vinhos, então é muito bem abastecido e o Nessun Dorma tem variedade dos vinhos de Cinque Terre, entre outros (sobre os vinhos de Cinque Terre veja nosso post principal no blog).

Uma dica de drink também para provar, além do aperol spritz, é o lemon spritz, muito em alta nos meses quentes. Ele é feito como o aperol, com 3 partes de prosecco, 1 de soda, mas no lugar das 2 partes de aperol, ele leva 2 partes do limoncino de Cinque Terre (sobre o limoncino das terras leia o post principal de Cinque Terre no blog). Além disso a rodela de laranja é substituída por uma de limão e folhas de manjericão daqui da Liguria, nosso “basilico”, com o qual fazemos o nosso tradicional pesto genovese!

Lemon spritz

Dica: Eu vivo em Genova e faço muitas viagens para Cinque Terre, já fui muitas vezes ao Nessun Dorma e qual o horário que mais gosto de ir ao bar? Gente final da tarde para ver o pôr do sol, vocês não tem ideia do que é o tramonto nas cinco terras, especialmente em Manarola! Procurem chegar um pouco antes para observar até cair o sol, a diferença incrível das cores, vão se transformando, do colorido chegamos ao dourado (no post de dicas de Manarola, aqui no blog, tem uma foto retratando isso que estou falando, vários tons no mesmo dia, vejam lá) e para quem puder ficar de noite, um outro sonho, antes do anoitecer…

Espero que tenham gostado do post!!! Tenho de agradecer ao proprietário do Nessun Dorma, Simone Livadoti, pelo carinho com que sempre recebe o blog Na Liguria no seu bar e também pelo dia que teve a paciência de sentar para fazer uma entrevista em um vídeo de 15 minutos, contando a história do local, quando mal o deixei falar, de tão entusiasmada, o interrompendo sempre, para elogiar o Nessun Dorma rs…

Para dicas completas sobre Cinque Terre

Sobre dicas de Cinque Terre, do Parque Nacional das cinco terras, da área marinha protegida, i sentieri (as trilhas), as praias, cada uma das cinco terras, os produtos típicos de Cinque Terre, pratos da culinária local, onde comer, como chegar a Cinque Terre, como se deslocar internamente, o tempo necessário para conhecer o local, melhor período para visitar, hotéis e demais informações úteis sobre Cinque Terre, veja esse post aqui: Cinque Terre como você nunca viu! Dicas completas

Para Monterosso al Mare em detalhes veja esse post aqui: Dicas para Monterosso al Mare, Cinque Terre

Para Vernazza em detalhes veja esse post aqui: Dicas para Vernazza, Cinque Terre

Para Corniglia em detalhes veja esse post aqui: Dicas para Corniglia, Cinque Terre

Para Manarola em detalhes veja esse post aqui: Dicas para Manarola, Cinque Terre

Para Riomaggiore em detalhes veja esse post aqui: Dicas para Riomaggiore, Cinque Terre

Para dicas de hotéis em Cinque Terre veja esse post aqui: Dicas de hotéis em Cinque Terre

Para dicas de restaurantes em Cinque Terre, veja esse post aqui: Dicas de restaurantes em Cinque Terre

Reserva de seus hotéis:

O Booking é o site de reservas mais utilizado no mundo inteiro e o mais confiável! Reservando o seu hotel aqui pelo link do Booking no blog, na caixinha abaixo, você não paga nada a mais por isso, pois somos afiliados do Booking, e o blog recebe uma pequena contribuição para a sua manutenção, ajudando assim o nosso trabalho, feito com carinho para os nossos leitores. Obrigada!🤗

Reserve seu hotel em Cinque Terre ou em qualquer outro lugar do mundo por aqui:

 



Booking.com

Informações Úteis

O Nessun Dorma tem uma atividade de aula para aprender a fazer o pesto genovese, veja no site deles as informações. As aulas são na parte da manhã, pois o Nessun Dorma depois abre para o almoço.

O Nessun Dorma não aceita reservas e tem sempre fila, mas segue rápido, mesmo em alta temporada a média de espera é de 15 a 20 minutos, vale a pena ok, não desista por isso!

Ele fecha nas terças-feiras e no inverno tem período que funciona como café, algo mais básico, pois é um local totalmente aberto e claro nos meses mais frios não terá demanda, é uma questão de logística. Bem como no inverno tem mês de férias, então bom consultar antes sua agenda do final do ano. Geralmente quando os locais fecham aqui, colocam a informação nas mídias que estão presentes, como site, Facebook, Instagram etc…

O Nessun Dorma localiza-se em Punta Bonfiglio, Manarola.

Bom passeio, curta a nossa fanpage Na Liguria no Facebook, assim poderá ver sempre nossos posts novos e dicas. Clique aqui e vai lá curtir: Na Liguria

Curta também nossa conta no Instagram @naliguria e acompanhe nossas dicas em fotos, vídeos e nos stories!

Obrigada!😊💙

Autor

Eu sou a Adriana, vivo em “Genova”, capital da região “Liguria”, Norte da Itália e sou comunicóloga por formação✍️📖📚 Graduada em Comunicação Social/Relações Públicas, com especialização em Administração e Marketing. Travel Blogger especializada na Itália.🚄 Acompanhante Turística autorizada, no país. 🇮🇹✨ Deixei a vida dividida entre o Brasil e a Itália e assumi de vez a minha paixão pelo país da bota. Através das minhas viagens e experiências, mostro ao mundo as infinitas riquezas históricas, culturais, arquitetônicas e gastronômicas, da região Ligúria e do país eleito o mais belo do mundo!

Escreva um comentário